É com pesar que o Conselho Federal de Psicologia (CFP) comunica à categoria o falecimento, na terça-feira (30), de Contardo Calligaris.
O psicanalista, doutor em Psicologia Clínica e escritor, de 72 anos, estava internado em São Paulo, no Hospital Albert Einstein, e fazia tratamento contra um câncer.
Nascido em 2 de junho de 1948 (Milão, Itália), teve o primeiro contato com o Brasil em 1986, quando veio dar palestras sobre seu primeiro livro de psicanálise, “Hipótese sobre o fantasma”.
Contardo foi professor convidado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, tendo lecionado ainda na Universidade de Paris. Antes de se mudar para o Brasil, morou por 15 anos na capital da França.
Autor de diversos livros, sua obra teve como destaque uma profunda reflexão sobre a existência humana, abordando questões como a felicidade, as relações, as angústias contemporâneas e o sentido da vida.
Calligaris deixa uma enorme contribuição e sua obra, inestimável para a formação de psicólogas e psicólogos, seguirá acrescentando profunda reflexão nas práticas do fazer psi.
Contardo Calligaris, presente!