Notícias

31/03/2021 - 18:28

Nota de pesar – Contardo Calligaris

CFP lamenta o falecimento - na última terça-feira (30) - do psicanalista Contardo Calligaris

Nota de pesar – Contardo Calligaris

É com pesar que o Conselho Federal de Psicologia (CFP) comunica à categoria o falecimento, na terça-feira (30), de Contardo Calligaris. 

O psicanalista, doutor em Psicologia Clínica e escritor, de 72 anos, estava internado em São Paulo, no Hospital Albert Einstein, e fazia tratamento contra um câncer. 

Nascido em 2 de junho de 1948 (Milão, Itália),  teve o primeiro contato com o Brasil em 1986, quando veio dar palestras sobre seu primeiro livro de psicanálise, “Hipótese sobre o fantasma”. 

Contardo foi professor convidado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, tendo lecionado ainda na Universidade de Paris. Antes de se mudar para o Brasil, morou por 15 anos na capital da França.

Autor de diversos livros, sua obra teve como destaque uma profunda reflexão sobre a existência humana, abordando questões como a felicidade, as relações, as angústias contemporâneas e o sentido da vida.

Calligaris deixa uma enorme contribuição e sua obra, inestimável para a formação de psicólogas e psicólogos, seguirá acrescentando profunda reflexão nas práticas do fazer psi.

Contardo Calligaris, presente!