Notícias

05/02/2016 - 11:43

Nota de pesar: Marcus Vinicius de Oliveira Silva

CFP espera que as circunstâncias que envolvem sua trágica morte sejam plenamente esclarecidas

Nota de pesar: Marcus Vinicius de Oliveira Silva

É com pesar e consternação que o Conselho Federal de Psicologia (CFP) comunica o falecimento do psicólogo e professor Marcus Vinicius de Oliveira Silva.

Professor adjunto aposentado do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, Marcus Vinícius teve importante papel acadêmico como coordenador do Laboratório de Estudos Vinculares e Saúde Mental (IPSI – UFBA) e diretor do Instituto Silvia Lane – Psicologia e Compromisso Social.

Graduado em psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1982), como pesquisador, formou-se Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (1995) e Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003).

Defensor incansável dos direitos humanos, Marcus foi militante da Reforma Psiquiátrica e da Saúde Mental no Brasil. Interessava-se ainda pela Clínica das Psicoses e pelo estudo das desigualdades sociais e subjetividade.

Marcus Vinícius participou ativamente da consolidação da Psicologia no Brasil, tendo integrado o Conselho Federal de Psicologia nas gestões de 1988 – 1989, 1992 – 1995, 1997 – 1998, 1998-2001 e 2004 – 2007. Também esteve em gestões dos conselhos regionais de Minas Gerais e Bahia.

Foi coordenador do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP – entre os anos de 2004 e 2007. No Conselho Nacional de Saúde participou da Comissão Nacional de Saúde Mental, como representante do FENTAS – Fórum Nacional de Trabalhadores de Saúde. Foi, ainda, integrante da Comissão Nacional de Reforma Psiquiátrica de 1994 a 1997.

O CFP lamenta profundamente a perda desse grande profissional para a Psicologia brasileira e se solidariza com seus amigos e familiares, e espera que as circunstâncias que envolvem sua trágica morte sejam plenamente esclarecidas.