Notícias

18/11/2015 - 14:12

Nota de pesar: Moysés Aguiar

CFP presta sua homenagem ao fundador do movimento psicodramático brasileiro

Nota de pesar: Moysés Aguiar

É com pesar que o Conselho Federal de Psicologia (CFP) recebe a notícia do falecimento, no último sábado (14), de Moysés Aguiar, psicólogo, professor e fundador do movimento psicodramático brasileiro.

Aguiar formou-se pela USP em 1965. Desde então, trabalhou em várias áreas da Psicologia e, na clínica, iniciou sua formação em Psicodrama, tendo sua vasta obra se tornado mundialmente reconhecida na área do Teatro Espontâneo.

Militou fortemente pela regulamentação da profissão e, entre 1983 e 1985, foi presidente do CFP. Criou a Escola de Teatro Espontâneo em Tietê nos anos 1990 e tornou-se supervisor da Compañia de Teatro Espontâneo TransHumantes, de Santiago do Chile. Participou da construção de várias escolas de psicodrama no Brasil, entre elas o Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo (IPPGC) de Campinas. Nos últimos dois anos, integrava o IRP – Instituto Rio-pretense de Psicodrama.

Entre os principais livros publicados, estão Psicodrama e emancipação (org.); Quando a psicoterapia trava; Teatro Espontâneo e Psicodrama e Psicodrama – Ciência e Arte.