Notícias

19/10/2022 - 14:57

Nota de pesar: Odette Lourenção Van Kolck

Fonte: GCom/CFP
Nota de pesar: Odette Lourenção Van Kolck

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) manifesta profundo pesar pelo falecimento da psicóloga Odette Lourenção Van Kolck, uma das pioneiras da profissão no país e que integrou a equipe responsável pela elaboração da Lei 4.119/62, que dispõe sobre a formação em Psicologia e sua regulamentação no Brasil.

Odette foi suplente na composição da diretoria do CFP em 1973, quando de seu estabelecimento, e titular efetiva no período de 1976 a 1979. Em 1982 recebeu o diploma de honra ao mérito do Conselho Federal de Psicologia, concedido a personalidades que se destacaram na profissão.

Referência na área, foi professora do Instituto de Psicologia da USP, ocupando o cargo de vice-diretora entre os anos de 1985 a 1989, e também presidente da Coordenadoria de Pós-Graduação em Psicologia Clínica na mesma instituição. Ao longo de sua trajetória, foi também por três vezes presidente da Sociedade de Psicologia de São Paulo e membro fundador da Academia Paulista de Psicologia, com obras como “Interpretação Psicológica de Desenhos” (1968) e “Técnicas de Exame Psicológico e suas aplicações no Brasil” (1974).

Ao manifestar condolências à família e amigas(os), o Conselho Federal de Psicologia reconhece a história e importância do legado de Odette Lourenção Van Kolck para a construção e o fortalecimento da Psicologia no país.