Notícias

29/01/2010 - 12:15

Nota de pesar pelo falecimento de Neide Castanha

 

O Conselho Federal de Psicologia recebeu com imenso pesar a notícia do falecimento da assistente social Neide Castanha, grande militante em favor dos direitos de crianças e adolescentes, na terça-feira (26).

Neide formou-se pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em políticas públicas e direitos da criança e do adolescente, estava à frente do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes desde 2004. Teve intensa participação na aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente e foi grande articuladora da sociedade civil e da construção de uma rede nacional de enfrentamento à violência sexual. Parceira do CFP, participou do Seminário Nacional Escuta de Crianças e Adolescentes Envolvidos em Situação de Violência e a Rede de Proteção, em agosto de 2009.

Neide sempre acreditou e atuou no movimento social, espaço de luta legítima pelos direitos humanos e pela conquista de dignidade para todas as pessoas, militância que construiu com sabedoria, responsabilidade e compromisso. Para cada um de nós, permanece um legado de uma mulher brasileira que lutou de forma intransigente para a construção de um país e de um mundo melhor.