Notícias

29/08/2013 - 14:49

Nota de repúdio

Líder quilombola é assassinado em Belém

A Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia comprometida com a garantia dos direitos humanos do povo brasileiro vem publicamente manifestar seu repúdio ao assassinato do líder quilombola Teodoro Lalor de Lima, conhecido como Senhor Lalor, executado no dia 19 de agosto passado, em Belém, capital paraense.
A morte do Senhor Lalor, então presidente da Associação dos Remanescentes de Quilombo de Gurupá, no município de Cachoeira do Arari, na Ilha de Marajó está diretamente ligada à sua denúncia, durante audiência pública promovida pelo Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado, da perseguição de fazendeiros da região à comunidade quilombola.
Exigimos dos órgãos públicos imediata apuração desta violação somada às muitas que vem acontecendo com toda a população remanescentes de quilombo de todo território nacional, numa clara ação dos fazendeiros de desarticulação e desestabilização dos quilombos, patrimônio imaterial de nossa nação.
Consideramos que essa ação e os múltiplos processos de exclusão vivida pelos povos quilombolas são fonte de produção de sofrimento mental. Vimos exigir, também, ações que busquem soluções para acolher e amenizar o sofrimento psíquico vivido por eles.