23/09/2015 - 10:14

Nota de repúdio do CFP ao PL que veda atendimento às vítimas de violência sexual no SUS

Autarquia repudia série de retrocessos absurdos que tentam ser impostos no Brasil, mesmo depois de conquistas dos movimentos feministas e de saúde

O Conselho Federal de Psicologia vem a público expressar seu repúdio ao Projeto de Lei 5069/2013, que veda o atendimento no SUS às vítimas de violência sexual.

Sua aprovação significará um retrocesso, pois a proposta apresentada veda, além de “anunciar processo, substância ou objeto destinado a provocar aborto, induzir ou instigar gestante a usar substância ou objeto abortivo…”, também “instruir ou orientar gestante sobre como praticar aborto, ou prestar-lhe qualquer auxílio para que o pratique, ainda que sob o pretexto de redução de danos”.

A proposta institui uma pena de detenção de quatro a oito anos para estes casos, elevada de cinco a dez anos, caso o agente da ação seja funcionário/a da saúde pública, ou exerça a profissão de médico, farmacêutico ou enfermeiro. Transformar esse projeto em lei trará graves consequências para o direito à saúde das mulheres, pois removerá do atendimento em saúde a profilaxia da gravidez às vítimas de estupro, por exemplo. E o mais estarrecedor: vedará também o fornecimento de informações sobre direitos legais e sobre todos os serviços sanitários disponíveis.

Repudiamos essa série de retrocessos absurdos que querem implementar no Brasil, mesmo depois de conquistas dos movimentos feministas e de saúde, o que não podemos permitir! Precisamos, sim, avançar no estabelecimento das políticas públicas de saúde sexual e reprodutiva.