O Conselho Federal de Psicologia (CFP) repudia e considera absolutamente irresponsáveis as declarações feitas pelo apresentador do SBT de Santa Catarina veiculadas no programa SBT Meio Dia, no último dia 30 de março.
Diferentemente do que supõe o apresentador, chamando de “covardia” um transtorno que já atinge cerca de 46 milhões de brasileiros, a depressão causa formas múltiplas de intenso sofrimento em quem a desenvolve, podendo ocasionar diferentes problemas, tanto de ordem física como mental.
O estigma e o preconceito que ainda circundam os portadores de transtornos ou deficiências mentais, estimulado por discursos como este – veiculado em uma emissora cuja concessão é pública e, portanto, deveria zelar pelo bem da sociedade – agravam ainda mais a dor de seus portadores.
Além do mais, a emissora julga sem antes conhecer os detalhes de toda investigação sobre o acidente aéreo, principalmente no que tange às condições de trabalho que podem agravar ou até mesmo causar sofrimento.
A psicofobia deve ser rechaçada e combatida, sob o risco de aumentarmos ainda mais os números de mortes relacionados às consequências da depressão, já comparáveis aos de zonas de guerras.
Assim, o CFP se une a outras entidades, como a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), para exigir a retratação e reparação cabíveis relativas a este lamentável episódio.
Conselho Federal de Psicologia