Notícias

21/01/2017 - 21:25

Nova gestão destaca compromisso social, diversidade e unidade como linhas-mestras

No seminário “A Psicologia na Construção de Novos Possíveis”, diretoria falou sobre prioridades e maneira de trabalhar do XVII plenário

Nova gestão destaca compromisso social, diversidade e unidade como linhas-mestras

Compromisso com as demandas sociais e a construção da igualdade, respeito à diversidade de pensamento e articulação com as instituições do próprio campo e de outros. Essas foram as linhas-mestras sinalizadas pela Diretoria Executiva do Conselho Federal de Psicologia (CFP) no evento que lançou publicamente a nova gestão, neste sábado (21), em Brasília.


O presidente da autarquia, Rogério Giannini, a vice, Ana Sandra Fernandes, o secretário-geral, Pedro Paulo Bicalho, e a tesoureira, Norma Cosmo, apresentaram o XVII plenário e suas prioridades no seminário “A Psicologia na Construção de Novos Possíveis”. A mesa, com transmissão ao vivo, foi precedida por debate entre o ex-ministro da Justiça e subprocurador-geral da República Eugênio Aragão e as psicólogas e professoras Ana Bock, do Instituto Silvia Lane e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e Maria Cláudia Oliveira, da Universidade de Brasília (UnB) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação (Anpepp/FENPB). (O CFP publicará matéria à parte sobre a discussão.)

Fernandes destacou a presença de todos os 23 Conselhos Regionais de Psicologia no seminário e afirmou que a luta por uma Psicologia atenta e comprometida com todos os “Brasis”, como pedido na mesa de abertura, não é apenas da autarquia federal, mas do Sistema Conselhos como um todo. “Esse sentido de unidade é muito importante. Ou estaremos juntos ou não chegaremos, porque estamos no mesmo barco”, disse.

Fernandes ressaltou a importância de preservar a diversidade de pensamento, mas frisou que “o projeto que nos une é muito maior, e juntos somos mais fortes”.

Mote

Em sua participação, Bicalho explicou a escolha do mote do seminário, inspirada em construção do filósofo francês Gilles Deleuze (1925-1995) que remetia à obra do conterrâneo Michel Foucault (1926-1984). “Todos nós precisamos de novos possíveis para não sufocarmos”, ponderou, referindo-se ao momento político-social do Brasil.

O conselheiro observou que a palavra “redes” atravessou as falas das duas convidadas e do convidado na mesa de abertura. “Em vez de usar as redes para golpes, podemos usá-las para diálogos”, disse. Bicalho também anunciou que o novo plenário decidiu pela refiliação do CFP à União Latino-americana de Entidades de Psicologia (Ulapsi).

Norma Cosmo agradeceu o comparecimento de todos os Regionais e frisou que os próximos anos serão de um trabalho “a muitas mãos”. Mencionou também todas as psicólogas e psicólogos, a direção e os funcionários do Conselho. “A confiança de vocês será fundamental para esses novos cenários, novas trajetórias, novos desafios”, declarou a conselheira.

Ao encerrar o evento, Giannini contou estar contente com “várias coisas que aconteceram aqui”. “A primeira plenária (realizada ontem e hoje) me encheu de esperanças. Foi revigorante, impressionantemente inspiradora”, disse.

O novo presidente observou a presença de atores de fora da Psicologia no evento. “A relação com a sociedade é um marco do CFP desde os anos 1990, 2000”, pontuou.