Notícias

19/01/2023 - 15:41

Nova gestão se reúne nesta semana para reunião inaugural do XIX Plenário do CFP

Conselheiras(os) tomaram posse em dezembro. Reunião Plenária é espaço deliberativo sobre processos disciplinares e demais assuntos pertinentes à missão institucional do Conselho

Nova gestão se reúne nesta semana para reunião inaugural do XIX Plenário do CFP

As(Os) novas(os) conselheiras(os) federais vão se reunir nesta semana, na sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP), em Brasília/DF, para a primeira Reunião Plenária de 2023. Esta será a reunião deliberativa inaugural do XIX Plenário do CFP, que tomou posse em dezembro, após ser escolhido pela categoria na Consulta Nacional e eleito pela Assembleia de Delegadas(os) Regionais.

Composto por 22 psicólogas e psicólogos de todas as regiões do país, a composição do Plenário pela primeira vez obedeceu a reserva de vagas prevista na Resolução CFP 5/2021 para assegurar uma maior representatividade no Sistema Conselhos.

O Plenário é órgão deliberativo formado pelo conjunto das(os) conselheiras(os) federais e se reúne uma vez por mês para uma agenda de trabalhos que envolve o julgamento de processos disciplinares, questões administrativas e deliberação de demais assuntos pertinentes à missão institucional do CFP.

XIX Plenário CFP

Entre os dias 23 e 27 de agosto foram realizadas as Eleições 2022 para os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) e a Consulta Nacional para o Conselho Federal de Psicologia (CFP). Na apuração, a chapa “Frente em Defesa da Psicologia Brasileira” recebeu 54.672 dos 96.702 votos em todo o país.

Em 5 de novembro, as(os) integrantes do Conselho Federal de Psicologia foram eleitas(os) pela Assembleia dos Delegados Regionais. As(os) conselheiras(os) federais do XIX Plenário do CFP foram empossadas(os) em 16 dezembro, em solenidade realizada em Brasília/DF.

Saiba mais sobre os integrantes do XIX Plenário:

Pedro Paulo Gastalho de Bicalho, Presidente: é do Rio, é do Samba, é dos Direitos Humanos. Professor Titular da UFRJ, já integrou as diretorias do CRP-RJ e do CFP. Na luta contra a “cura gay”, afirmou em rede nacional que “a Psicologia não será instrumento de promoção do sofrimento, do preconceito, da intolerância e da exclusão”.

Ivani Francisco de Oliveira, Vice-Presidenta: integra a ANPSINEP e o coletivo Quilombo Dandara. Estuda relações raciais e processos de descolonização subjetiva. Foi Diretora do CRP-SP. Entende a graduação como espaço importante para fomentar práticas antirracistas. Mãe de Nathalia e Brian, avó de Liz e Luísa.

Izabel Augusta Hazin Pires, Secretária: professora da UFRN, dedica-se aos campos da neuropsicologia histórico-cultural e do desenvolvimento e aprendizagem. Foi presidente do IBNEC, vice-presidente da SLAN, coordenadora do GT de Neuropsicologia da ANPEPP. Foi Secretária do CFP.

Célia Mazza de Souza, Tesoureira: psicóloga paranaense. Atuou nas áreas da educação, saúde e organizacional. No CRP-PR, exerceu diferentes funções. Foi presidenta na gestão 2019/2022. Atua como psicoterapeuta e milita em defesa dos Direitos Humanos na ONG “Mães pela Diversidade”.

Carla Isadora Barbosa Canto, Secretária Região Norte: psicóloga, lésbica, nortista e tucuju. Especialista em gênero e diversidade na escola. Foi coordenadora da Seção Amapá do CRP-10. Atuou na atenção básica. Atua na Psicologia Clínica, na docência e com movimentos sociais em prol dos direitos da população LGBTQIA+.

Juliana de Barros Guimarães, Secretária Região Nordeste: psicóloga nordestina, psicanalista, servidora pública, docente. Integra a ABRAPSIT e o FENPB. Atuou no exterior com crianças, jovens e famílias em situações de violência e em missões de paz. Dedica-se à clínica, à atenção básica, à avaliação psicológica, à mobilidade humana, entre outros.

Obádèyí Carolina Saraiva, Secretária Região Centro-Oeste: psicóloga, especialista na área de saúde mental e violência doméstica/sexual. Integra a ANPSINEP. Foi coordenadora da comissão étnico-racial, presidenta da COE e vice-presidenta do CRPDF. Conselheira Consultiva da Casa Akotirene e educadora social.

Roberto Chateaubriand Domingues, Secretário Região Sudeste: psicólogo, especialista em teoria psicanalítica. Trabalha em saúde pública prestando assistência a pessoas que vivem com HIV/Aids. Atua junto ao Fórum Mineiro de Direitos Humanos em ações voltadas à defesa dos direitos de populações mais vulnerabilizadas.

Neuza Maria de Fátima Guareschi, Secretária Região Sul: psicóloga formada no sul do Brasil com doutorado realizado no exterior. Docente desde 1986, atua na UFRGS desde 2010, desenvolvendo trabalhos sobre as políticas públicas de saúde, assistência social e segurança na Psicologia. Editora Geral da Revista Psicologia Ciência e Profissão.

Antônio Virgílio Bittencourt Bastos, Conselheiro 1: professor aposentado da UFBA. Pesquisador em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Referência no debate da formação em Psicologia, participou da elaboração das DCNs para os cursos de graduação. Integrou comissões no INEP e na CAPES. É secretário executivo do FENPB. Foi presidente do CFP.

Raquel Souza Lobo Guzzo, Conselheira 2: professora de Psicologia, pesquisadora e editora chefe da Revista Estudos de Psicologia na PUC-Campinas. Integra o Comitê Assessor do CNPq. Fundadora da ABRAPEE e ex-presidenta da ANPEPP. Atua no atendimento/acompanhamento comunitário, formação e intervenção profissional.

Rodrigo Acioli Moura, Suplente: psicólogo clínico e do esporte, carioca, pai e remador de canoa havaiana. Tem formação em Terapia Cognitiva Comportamental e especialização em Neuropsicoterapia. É conselheiro do CFP, vice-presidente da ASSOPERJ, e foi presidente da ABRAPESP e conselheiro-diretor do CRP-RJ.

Evandro Morais Peixoto, Suplente: homem negro, terceiro filho de pais nordestinos. Pesquisador em avaliação psicológica e psicologia do esporte. Docente do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia na Universidade São Francisco.

Edilaise Santos Vieira (Nita Tuxá), Suplente: indígena do povo Tuxá, psicóloga, ativista e docente. Especialista em saúde indígena e mestra em Antropologia Social. Idealizadora da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogas(os) – ABIPSI. Defende uma Psicologia originária, pintada de Jenipapo e Urucum.

Alessandra Santos de Almeida, Suplente: mulher afro-ameríndia baiana, feminista e antirracista. É docente, psicoterapeuta, perita de tráfego. É mestra em estudos interdisciplinares: gêneros, mulheres e feminismo. Atua em saúde coletiva, saúde mental, gênero e raça, direitos humanos e justiça reprodutiva das mulheres. Ex-conselheira do CRP-BA.

Fabiane Rodrigues Fonseca, Suplente Região Norte: psicóloga, feminista, filha da Magnólia, mãe da Maria Beatriz e casada com Júnior. É quilombola e fundadora da Associação Crioulas do Quilombo do Barranco de São Benedito, em Manaus. É docente, mestra em Psicologia, especialista em docência do ensino superior e psicóloga clínica.

Clarissa Paranhos Guedes, Suplente Região Nordeste: baiana, mãe de Martin, feminista. Atua no Juizado de Violência Doméstica do TJPB e é tutora da Escola Superior da Magistratura da Paraíba. Foi presidenta do CRP-BA, tesoureira do CRP-PB e conselheira do CFP, atuando como secretária da região NE.

Gabriel Henrique Pereira de Figueiredo, Suplente Região Centro-Oeste: é mestre em psicologia social e trabalhador do SUS. Foi conselheiro do CRP-MT. Possui extensa trajetória nos movimentos sociais em defesa dos direitos das pessoas LGBTQIA+ e vivendo com HIV/Aids. Cofundador da Articulação Nacional de Psicólogas LGBTQIA+.

Maria Carolina Fonseca Barbosa Roseiro, Suplente Região Sudeste: maternando desde a graduação, é mestra em Psicologia Institucional e doutora em Educação. Pesquisa sexualidades e gênero, currículos e formação em Psicologia. Foi vice-presidenta e presidenta do CRP-ES. É docente com ênfase em clínica, políticas públicas e saúde. Atua no SUS e no SUAS.

Marina de Pol Poniwas, Suplente Região Sul: psicóloga, mulher cis, lésbica, feminista e batuqueira. Integrou a CDH/CFP. É especialista em Psicologia Jurídica e atua no TJPR nas varas de família, infância e juventude e juizado especial criminal. Foi Psicóloga do SUAS e coordenadora da Proteção Social Especial de Média Complexidade.

Rosana Mendes Éleres de Figueiredo, Conselheira suplente 1: psicóloga negra, “paranhense” e professora. Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Investiga os processos de ensino-aprendizagem, formação de professores e educação inclusiva. Compôs três plenários no CRP-PA/AP e dois no CRPMA, tendo exercido a presidência em ambos.

Jefferson de Souza Bernardes, Conselheiro suplente 2: é mineiro, viveu em Porto Alegre e agora em Maceió. É tranquilo, de diálogo e bem humorado. Doutor em Psicologia Social, é professor da UFAL. Atua com formação em psicologia e saúde, políticas públicas de saúde e clínica na atenção básica. Ex-diretor da ABRAPSO e ex-conselheiro do CRP-RS e do CFP.