Notícias

01/04/2016 - 10:11

Nova Tabela de Honorários para serviços de Psicologia será elaborada

CFP e Dieese firmaram contrato para elaboração do documento de referência

Nova Tabela de Honorários para serviços de Psicologia será elaborada

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) firmaram parceria para elaboração da nova Tabela de Referência Nacional dos Psicólogos – a Tabela de Honorários.

Dois eixos estão previstos no documento. O Projeto 1 consiste no levantamento dos valores cobrados por psicólogas (os) para atendimento em todo o país. No 2, serão levantadas informações sobre a inserção desses profissionais no mercado de trabalho brasileiro.

Os responsáveis pelo acompanhamento do projeto no CFP serão os conselheiros Maria da Graça Côrrea Jacques e Roberto Moraes Cruz. Maria da Graça – que vem acompanhando todo o processo desde a realização de uma pesquisa conjunta com a Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi) – explica que a demanda por uma tabela com valores para honorários de serviços prestados por psicólogas (os) é constante entre a categoria. “A parceria com o Dieese se deu pela qualidade dos serviços deste órgão em estudos dessa natureza”, diz.

Projetos

Estão previstas as seguintes ações no Projeto 1: avaliação de dados cadastrais; elaboração de questionário, formulação de estratégia metodológica; sistematização dos dados; ponderação de amostra; elaboração de gráficos e tabelas contendo os resultados, elaboração de relatório final, contendo metodologia e todos os resultados da pesquisa; reuniões entre contratante e contratada para definição e discussão das etapas do processo, assim como para a apresentação dos resultados parciais e finais.

O Projeto 2 usará os seguintes mecanismos: definição do escopo do estudo com base em dados secundários, formulação da estratégia metodológica, pesquisa na base de dados da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (Pnad), sistematização dos dados, apresentação de resultados, entrega de relatórios com os resultados obtidos, reuniões entre a contratante e a contratada para definição e discussão das etapas do processo, assim como para a apresentação dos resultados parciais e finais.

A Pnad tem uma base de dados com significativo número de psicólogas (os), o que permite um importante conjunto de informações sobre a categoria, que será disponibilizado.

Pesquisa preliminar

De setembro a novembro de 2014, CFP e Fenapsi realizaram uma consulta pública sobre os itens que deveriam constar na atualização da Tabela.

A consulta foi respondida por meio de formulário online, disponibilizado nos sites do CFP e da Fenapsi, e continha questões relativas ao perfil do participante e perguntas sobre a funcionalidade do documento, além da avaliação de nomenclaturas das categorias elencadas atualmente: Diagnóstico Psicológico, Orientação e Seleção Profissional, Orientação Psicopedagógica, Solução de Problemas Psicológicos, Acompanhamento e Orientação Psicológica e Assessoria em Psicologia.

A edição 110 do Jornal do Federal apresentou os dados desse levantamento. Clique aqui e confira.