Notícias

16/05/2016 - 14:51

Novo curso do OrientaPsi aborda saúde do trabalhador

O conteúdo discorre sobre o papel da Psicologia nesse campo interdisciplinar e a necessidade de diálogo com o campo da Saúde Mental

Novo curso do OrientaPsi aborda saúde do trabalhador

“Saúde Mental e Saúde do Trabalhador: um Diálogo Indispensável” é o tema do novo curso do OrientaPsi. Os módulos têm como palestrantes os (as) pesquisadores (as) Fabiana Barggiona, Manoel Deusdedit Junior, Maria da Graça Corrêa Jacques e Maria Elizabeth Antunes Lima.

Os “transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho” (conforme a nomenclatura da legislação brasileira) ocupam o terceiro lugar na concessão de benefícios previdenciários. Além das estatísticas oficiais, a associação entre sofrimento psíquico e trabalho se expressa no cancioneiro popular e na linguagem cotidiana. Expressões como “esse trabalho está me enlouquecendo” e “estou completamente estressada (o) com este trabalho” são comuns em rodas de conversa e nos contextos laborais.

Os novos modos de gestão do trabalho em voga têm sérias implicações no cotidiano de vida das (os) trabalhadoras (es), que resultam em repercussões psíquicas e vivências de sofrimento. Por outro lado, a introdução de práticas como o uso abusivo de agrotóxicos nas lavouras tem induzido a altas taxas de depressão e suicídio entre trabalhadoras (es) rurais, inclusive entre crianças e adolescentes, já que é comum o trabalho infantil na zona rural.

O uso de álcool e outras drogas não é incomum no cotidiano laboral. As políticas de saúde sobre o tema concedem pouca atenção ao trabalho como um dos determinantes para o uso dessas drogas, muitas vezes incentivado para estimular a produtividade, e em outras, para que o (a) trabalhador (a) suporte situações de risco.

O campo da Saúde Mental, por meio de seus espaços de discussão e assistência, nem sempre está atento ao papel que o trabalho representa nessa discussão. Muitos dos referenciais teóricos que fundamentam essas práticas privilegiam o recorte individual. Mesmo quando o recorte social é considerado, o trabalho não ocupa o primeiro plano.

A relação entre o trabalho e a saúde psíquica, e entre os campos que estudam essas dimensões, é, portanto, o foco do novo curso.

Plataforma gratuita

Para acessar este e outros módulos e cursos do OrientaPsi, basta estar inscrito no Sistema Conselhos de Psicologia. Os cursos exclusivos da plataforma são oferecidos gratuitamente pelo Conselho e parceiros por meio de metodologia e-learning, abordando temas diversificados sobre Psicologia e todos divididos em módulos multimídia.

O OrientaPsi foi lançado em agosto de 2015 como um espaço virtual de debates e de expressão das opiniões da categoria. Acesse gratuitamente e se cadastre usando o seu CRP.