Notícias

26/02/2016 - 16:44

OrientaPsi: novo módulo aborda importância da atenção pré-desastres

Sétimo módulo do curso aborda aspectos da atenção psicossocial pré e pós emergências e desastres

OrientaPsi: novo módulo aborda importância da atenção pré-desastres

A plataforma OrientaPsi disponibiliza nesta sexta-feira (26) o sétimo módulo do curso sobre Psicologia da Gestão Integral de Riscos e Desastres.  Esse módulo é apresentado pela psicóloga Ângela Elizabeth Lapa Coêlho e aborda aspectos da atenção psicossocial após emergências e desastres, considerando aspectos de capacidades e vulnerabilidades dos sobreviventes.

O curso, entre outras abordagens, convida a categoria para uma mudança de pensamento sobre a atenção dada pelos profissionais nos cenários de emergências e desastres. A psicóloga destaca que a perspectiva que marca as ações dos profissionais, além da realização de estudos e pesquisas sobre o tema, prioriza a atenção no cenário pós-desastres. Ela propõe aos psicólogos e psicólogas o rompimento com essa lógica e o direcionamento à atenção a essas comunidades antes ainda desses eventos — garantindo que a assistência aos sobreviventes ocorra de forma articulada e otimizada, possibilitando aos profissionais o conhecimento sobre a vida dessa comunidade e auxiliando na realização de uma gestão integral de riscos.

Para acessar esse e outros módulos e cursos do Orientapsi basta o (a) psicólogo (a) ser cadastrado no Sistema Conselhos.  Os cursos exclusivos do OrientaPsi são oferecidos pelo Conselho e parceiros por meio de metodologia e-learning, abordando temas diversificados sobre Psicologia e todos divididos em módulos multimídia. O OrientaPsi foi lançado em agosto de 2015 como um espaço virtual de debates e de expressão das opiniões da categoria. Acesse gratuitamente e cadastre-se utilizando o seu CRP

http://orientapsi.cfp.org.br/