Notícias

26/10/2015 - 17:24

O que você tem a dizer sobre a produção de documentos da Psicologia no âmbito do SUAS?

CFP debate o tema a “Elaboração de documentos por psicólogos(as) no âmbito do SUAS” dentro da plataforma OrientaPsi

O que você tem a dizer sobre a produção de documentos da Psicologia no âmbito do SUAS?

Com o propósito de melhorar as orientações à categoria quanto à elaboração de documentos produzidos por psicólogas e psicólogos no âmbito dos serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o Conselho Federal de Psicologia (CFP) criou, dentro da plataforma OrientaPsi, um grupo de discussão sobre o tema.

Com mediação da integrante da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (CONPAS) Livia Fontana, o nome do grupo é “Elaboração de documentos por psicólogos(as) no âmbito do SUAS”. De acordo com os participantes da comissão, a ideia é conversar com a categoria sobre a prática cotidiana na produção desses documentos no contexto da Política de Assistência Social. “Quem trabalha no SUAS sabe que a elaboração de documentos produzidos por psicólogas e psicólogos têm sido palco de várias discussões, dúvidas e, as vezes, até conflitos”, destacou Fontana.

Entre as questões propostas pela comissão a serem respondidas estão: Qual documento é mais adequado para uma dada situação? Qual(is) profissional(is) devem elaborar e assinar um certo documento? O/a profissional deve assinar junto ou separado? Existe algum documento específico por profissão no âmbito do SUAS? Quais são os documentos que nós, trabalhadores/as do SUAS, produzimos? Em que nível de proteção e serviço? Em qual contexto de intervenção?

“Certa de que algumas dessas perguntas já rondaram o cotidiano das profissionais (os) que atuam no campo da Política de Assistência Social, a comissão convida toda categoria a participar”, reitera a psicóloga.

OrientaPsi: a plataforma interativa da Psicologia

O OrientaPsi foi lançado em agosto para ser um espaço de debates e de expressão das opiniões da categoria. Pesquisas, estatísticas, publicações, grupos de discussão, cursos online e uma rede social própria para profissionais da Psicologia estão entre as funcionalidades oferecidas pela plataforma. Para acessar, basta o (a) psicólogo (a) ser cadastrado no Sistema Conselhos.

Os cursos exclusivos do OrientaPsi são oferecidos pelo Conselho e parceiros por meio de metodologia e-learning, abordando temas diversificados sobre Psicologia e todos divididos em módulos multimídia. Acesse gratuitamente e cadastre-se utilizando o seu CRP: http://orientapsi.cfp.org.br/