Notícias

30/09/2010 - 17:53

Oficinas de emergências e desastres em Pernambuco

 

Cerca de 200 psicólogos participaram das quatro oficinas de emergências e desastres que ocorreram nos meses de julho e setembro, nos dias 20 e 27 de cada mês, na cidade de Recife. Os encontros trouxeram a tona discussões sobre a prática do psicólogo em situação de desastres, como nas enchentes que, em junho deste ano, devastaram municípios de Pernambuco e Alagoas, deixando centenas de desabrigados e 46 mortos nos dois estados.
As oficinas tiveram por objetivo discutir também as principais dificuldades que os psicólogos enfrentam nesse campo da prática profissional.
Os eventos abordaram a necessidade de diretrizes que definam a atuação dos psicólogos em situações de emergências, no auxílio às vítimas e nas medidas de prevenção.
Também foi destacada a importância de articulação e diálogo da categoria com todos os atores sociais – a defesa civil, o Sistema Único de Assistência Social, secretarias de desenvolvimento, prefeituras e voluntários.
As oficinas fizeram parte de um projeto piloto que objetivou responder às indagações dos profissionais quanto ao campo de atuação e incentivar a vivência de experiências e construções coletivas. Foram promovidas pelos Conselhos Federal e Regional de Pernambuco (CRP – 02), com apoio da Comissão Estadual de Defesa Civil, do Comitê de Crise e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de Pernambuco.