Notícias

16/03/2021 - 9:28

Participe do Webnário Nacional sobre Psicologia, Políticas Públicas e Execução Penal

Atividade on-line e gratuita abordará a temática sobre a perspectiva da Psicologia e dos desafios e avanços rumo a práticas libertárias

Participe do Webnário Nacional sobre Psicologia, Políticas Públicas e Execução Penal

Compartilhar experiências e refletir sobre os desafios encontrados para implementar as políticas públicas que garantam o acesso à direitos das pessoas que cumprem alguma sanção penal. Esse é um dos principais objetivos da segunda etapa do Webnário Nacional Psicologia e Execução Penal. Evento ocorre nos dias 8 e 9 de abril, das 9h às 18h.

Durante o Webnário, no dia 9, às 16h, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançará a Referência Técnica para atuação de psicologas(os) no Sistema Prisional, publicação do CFP produzida por meio do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop).

Todas as atividades do Webnário são gratuitas.  Para assistir as mesas de debates, acompanhe as lives transmitidas ao vivo pelo Facebook (acesse facebook.com/crprj/live). Não há certificado para quem assistir somente às lives.

Porém, para quem quiser participar das salas de debates temáticas e receber certificado, é necessário se inscrever até o dia 29 de março pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSctaCbhGUST2WrBR1x8cythA3fSEAHdl1U_EDSl3ECFab_ihg/viewform.  As vagas são limitadas e a participação é pelo Google Meet. Somente após o fim das inscrições é que será enviado o link para o evento

Evento Nacional do Sistema Conselhos de Psicologia

O webnário nacional é promovido pelo Sistema Conselhos de Psicologia, por meio do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-05/RJ), e resulta de deliberação do CFP e dos 24 CRPs reunídos na Assembleia de Políticas, de Administração e das Finanças (APAF), de dezembro de 2019, e encaminhada pelo Grupo de Trabalho (GT) sobre a “Atuação da Psicologia no Âmbito do Sistema Prisional” (2015-2019).

Quem participar dessa segunda etapa do webnário terá a oportunidade de saber mais sobre a produção do conhecimento para o exercício de práticas libertárias no campo da Psicologia no âmbito da execução penal, com a finalidade de potencializar o diálogo com a sociedade civil.

Para mais informações, envie e-mail para duvidas@crprj.org.br

Confira a programação completa

Webnário Nacional Psicologia e Execução Penal

Psicologia e as políticas públicas na execução penal: desafios e avanços rumo a práticas libertária”

08 de abril (quinta-feira)

9h – 9h30 LIVE PELO FACEBOOK E YOUTUBE

Retrospectiva da 1ª etapa do Webnário e apresentação da 2ª etapa

Palestrante:

Márcia Badaró (CRP 05/2027) – Psicóloga, coordenadora do Núcleo de Psicologia, Sistema Prisional e Segurança Pública do CRP-RJ, integrante da Comissão Organizadora do Webnário.

9h30 – 12h LIVE PELO FACEBOOK E YOUTUBE

Mesa de abertura (Mesa 1) – “Psicologia e as políticas públicas na execução penal: desafios e avanços rumo a práticas libertárias”

Palestrantes:

>Pedro Paulo G. Bicalho (CRP-05/26077) – Psicólogo, conselheiro presidente do CRP-05; Professor do Instituto de Psicologia da UFRJ;

> João Luiz Marcos Buch – Juiz da Vara de Execuções Penais de Joinville/SC;

> Valdirene Daufemback (CRP-12/1565) – Psicóloga, coordenadora geral do Programa Fazendo Justiça (CNJ/PNUD) e coordenadora do LabGEPEN – Laboratório de Gestão do Políticas Penais da UnB.

> Andreia Beatriz Santos – Médica na Penitenciária Lemos Brito/ Bahia.  Docente do curso de medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana. Coordenadora da Organização Política Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto.

12h – 13h30: Almoço

13h30 – 15h50 GOOGLE MEET COM INSCRIÇÃO PRÉVIA:

*Observação: As Salas de Debates 1, 2 e 3 ocorrerão simultaneamente. Será necessário optar na inscrição qual sala temática irá participar.

Sala 1 – Demandas e produção de documentos escritos na execução penal: questões técnicas, éticas e transdisciplinares

> Mauricio S. Dieter –  Professor Doutor de Criminologia e Direito Penal da Universidade de São Paulo;

> Fernanda Lou Sans Magano (CRP-06/41191) – Psicóloga, trabalhadora do Sistema Prisional de São Paulo, Conselheira Nacional de Saúde, dirigente sindical SinPsi-SP e FENAPSI;

> Tânia Dahmer – Assistente Social da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do RJ/SEAP, aposentada em 2020.

Moderadora: Adriana Eiko Matsumoto (CRP- 06/66765) – Psicóloga, colaboradora do CRP-SP e professora da UNIFESP/Baixada Santista.

Sala 2 – Políticas Públicas de Saúde no sistema prisional: construção de redes de cuidado dentro e fora da prisão

> Marden Marques S. Filho (CRP 01/9424) – Psicólogo clínico Sanitarista, Especialista em Política de Saúde Mental, coordenador Estadual na Coordenação dos Privados de Liberdade(SES/RJ);

> Leone Azevedo Gama da Rocha (CRP 10/02197): Psicólogo conselheiro do CRP-PA, diretor da Diretoria de Assistência Biopsicossocial da Secretaria de Administração Penitenciária;

>Irmã Michael Mary Nolan – advogada, membro da Congregação das Irmãs da Santa Cruz; presidente do Instituto Terra, Cidadania e Trabalho (ITTC) e assessora jurídica do Conselho Indigenista Missionário (CIMI).

Moderadora: Ana Carla Silva (CRP-05/18427) – Psicóloga do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico da Secretaria de Administração Penitenciária  do Estado do Rio de Janeiro e integrante do Núcleo de Psicologia , Sistema Prisional e Segurança Pública do CRP-RJ.

Sala 3 – As equipes de atendimento psicossocial nas Audiências de Custódia: entre discursos e  práticas

-Bruno da Silva Campos (CRP 16/2419): Psicólogo integrante da equipe psicossocial Audiência de Custódia do ES (2016 a 2019);

– Juliana Marques Resende (CRP 04/32732): Psicóloga, Coordenadora Regional do Programa Fazendo Justiça (CNJ/ PNUD) com atuação nos estados do Mato Grosso do Sul e Paraná;

– Juliana Brunucelli (CRP 05/35307): Psicóloga integrante da equipe psicossocial da Central de Audiência de Custódia do RJ.

Moderadora: Cintia Helena dos Santos (CRP 08/05858) – Colaboradora do CRP-PR  e psicóloga da Penitenciária Estadual de Londrina II)

16h – 18h LIVE PELO FACEBOOK E YOUTUBE

Mesa 2: Com a palavra os sobreviventes do cárcere e seus familiares: os movimentos sociais dentro e fora da prisão

Palestrantes:

> Ana Tonini: Fundadora e Coordenadora do Coletivo Todxs Unidxs.

> Maria Tereza dos Santos – presidente da Associação Grupo de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade – MG e representante da Frente Estadual pelo Desencarceramento de MG.

> Marisa Feffermann (CRP 06/19839) – Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Representante da Rede de Proteção e Resistência contra o Genocídio – SP.

Moderador: Emerson Martins Ferreira (CRP-06/161915) – Psicólogo, fundador da Associação Reflexões da Liberdade.

09 de abril (sexta-feira)

9h – 12h LIVE PELO FACEBOOK E YOUTUBE

Mesa de Abertura (Mesa 1): “Contexto Político e políticas públicas para o desencarceramento”

Palestrantes:
> Haroldo Caetano – Promotor do Ministério Público do Estado de Goiás; criador do Programa de Atenção ao Louco Infrator (PAILI);

> Edson Passetti – Professor Doutor da PUC/SP e pesquisador na área de Ciência Política com o tema abolicionismo penal;

> Iolete Ribeiro da Silva (CRP-20/369) – Psicóloga, doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Professora titular da Universidade Federal do Amazonas, ex-Presidente do CONANDA.

Moderador: Pedro José Pacheco (CRP-07/08690) – Psicólogo, conselheiro e membro do Núcleo Sistema Prisional do CRP-RS, professor doutor do Curso de Psicologia e Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (Campus Santiago).

12h – 13h30: Almoço

13h30 – 15h50 GOOGLE MEET COM INSCRIÇÃO PRÉVIA:

*Observação: As Salas de Debates 1 e 2 ocorrerão simultaneamente. Será necessário optar na inscrição qual sala temática irá participar.

Sala 1- Órgãos de fiscalização da execução penal: desafios para a efetividade na garantia dos direitos
 > Fábio Cascardo – representante da OAB no Conselho Penitenciário e no Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do RJ (CEPCT-RJ);

> Dr. Albino Coimbra Neto – Presidente do Conselho da Comunidade – Campo Grande, MS e Juiz da 2ª Vara de Execução Penal TJ-MS;

> Daniel Caldeira de Melo (CRP 04/30035) – Psicólogo, perito do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura;

Moderadora: Graziela Sereno (CRP-05/30279) – Psicóloga perita do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura e integrante do Núcleo de Psicologia, Sistema Prisional e Segurança Pública do CRP-RJ.

Sala 2- Construindo práticas libertárias dentro e fora da prisão: arte e cultura
> Edson Sodré – Fundador do Grupo Teatral KRIADAKI/RJ (fundado por um grupo de pessoas que passaram pela prisão e descobriram no teatro a possibilidade de reescrever suas histórias);

> Beatriz Xavier Flandoli – Psicóloga e professora adjunta da UFMS/Campus do Pantanal atuando no curso de Psicologia e no Mestrado em Educação Social/UFMS.

Moderador: Handersenn Shouzo Abe (CRP-09/6488) – Psicólogo, colaborador do CRP-GO e professor universitário.

16h – 16h30 LIVE PELO FACEBOOK E YOUTUBE

Lançamento das Referências Técnicas sobre Atuação das(os) Psicólogas (os) no Sistema Prisional – Edição Atualizada/CREPOP

Palestrantes:

– Membros da Comissão ad hoc: Márcia Badaró, Pedro Pacheco e Adriana Eiko.

– Moderador: Pedro Paulo Bicalho (Conselheiro Presidente do CRP-RJ)

16h30 – 17h30 LIVE PELO FACEBOOK E YOUTUBE

Mesa de encerramento

Palestrantes:

> Pedro Paulo Bicalho (CRP 05/26077) – Conselheiro presidente do CRP-RJ;

> Márcia Badaró (CRP-05/2027): Representante da COMORG do Webnário;

> Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega (CRP 13/5496) – Conselheira presidente do Conselho Federal de Psicologia.