Notícias

29/08/2023 - 17:04

Participe do XIV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia 

Encontro acontece de 7 a 9 de setembro, em Campinas/SP, e inclui mesas redondas, conferências, minicursos, sessões de pôsteres e lançamentos literários

Fonte: GCom/CFP
Participe do XIV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia 

Entre os dias 7 e 9 de setembro, a cidade de Campinas/SP será palco do XIV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), cujo enfoque central será “Diálogos e Reconstruções”. 

Este encontro nacional, inserido no contexto de pós-pandemia e na retomada dos processos democráticos e da reestruturação de direitos e políticas públicas, emerge como uma oportunidade de reunir discussões acerca da formação da profissional da Psicologia. As atividades planejadas incluem mesas redondas, conferências, minicursos, sessões de pôsteres e lançamentos literários.

Assim como o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a ABEP  integra o Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (Fenpb), cujas atribuições abarcam a formulação de políticas e projetos destinados a aprimorar a capacitação da categoria, fortalecer a pesquisa no Brasil e consolidar a conexão entre investigação e prática cotidiana da profissão.

O presidente do CFP, Pedro Paulo Bicalho participará da sessão de abertura do XIV Encontro Nacional da ABEP, assim como na atividade institucional que abordará os Desafios da Formação em Psicologia frente às demandas profissionais e sociais atuais no Brasil e na América Latina. 

Os conselheiros federais Neuza Guareschi, Raquel Guzzo, Rosana Figueiredo, Izabel Hazin e Jefferson Bernardes também integram a programação, em atividades que debatem tópicos como: Estágios em Psicologia, Políticas de Avaliação de Cursos em Educação a Distância (EaD), Presença da Psicologia e do Serviço Social nas Escolas (Lei 13.935/2019) e Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas (SAPP).

Além de fomentar a produção de novos conhecimentos e abordagens, esta edição do Encontro ABEP se configura como uma oportunidade para explorar temas que afetam a prática e formação das(os) psicólogas(os), como as constantes ameaças de implementação do ensino a distância (EaD) na graduação e as diretrizes curriculares ainda não homologadas pelo MEC para os cursos de Psicologia.

Serviço:

Evento: XIV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia – ABEP
Tema Central: “Diálogos e Reconstruções”
Data: 7 a 9 de setembro de 2023 (quinta-feira a sábado)
Local: Campinas/SP
Confira a programação do evento.