Notícias

09/10/2020 - 9:50

Podcast do CFP debate os desafios à saúde mental da população

Diálogo proposto pela Comissão de Direitos Humanos do CFP marca o dia 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental

Podcast do CFP debate os desafios à saúde mental da população

50stá disponível nas principais plataformas digitais de áudio o 7º episódio do CFP Debate, programa de podcast do Conselho Federal de Psicologia (CFP). O programa de áudio marca o Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro.

O episódio é apresentado pela presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes, que reforça a importância do tema ser abordado durante todo o ano, reconhecendo a importância do desenvolvimento de ações e políticas públicas que favoreçam o acesso a direitos, bem como o bem-estar físico, psíquico e social. Além disso, Ana Sandra resaltas que a saúde mental se articula com a democracia, a possibilidade de participação política e o exercício da autonomia.

Participam do debate a psicanalista, pesquisadora na área da infância, doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP) com pós-doutorado em Psicologia Clínica, Ilana Katz; a doutora em Psicologia Social, coordenadora do programa integrado de pesquisa, extensão e criação – Janaína Aparecida, e professora adjunta na Universidade Federal do Sul da Bahia, Paula Gonzaga; e a enfermeira, pós-graduada em saúde pública e planejamento, militante do Sistema Único de Saúde (SUS), das causas populares e feministas, Tânia Sena.

Durante o debate, as participantes ressaltaram os impactos do atual contexto político no campo da saúde mental de crianças e adolescentes, as consequências do racismo na saúde da população negra e as demandas de atenção à saúde mental da mulheres que vivem e trabalham no campo.