Notícias

11/03/2020 - 15:09

Posse da nova Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica

Conselheiras do CFP Izabel Hazin e Katya Luciane de Oliveira ficarão à frente da CCAP

Posse da nova Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta a nova composição da sua Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) para o triênio 2020/2022. As conselheiras federais Izabel Hazin e Katya Luciane de Oliveira ficarão à frente da CCAP.

A presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes, deu posse aos membros da Comissão, na sexta-feira (6), durante a reunião de planejamento da CCAP. Na ocasião, Ana Sandra frisou o trabalho de excelência da CCAP nos últimos três anos, reafirmando a importância da Comissão para o Sistema Conselhos de Psicologia.

“A categoria já percebe uma nova perspectiva de cuidado com a avaliação psicológica, uma avaliação que é comprometida com os direitos humanos, de um processo que é feito de forma cuidadosa”, avalia Ana Sandra.

Segundo a conselheira Izabel Hazin, é importante resgatar o lugar da avaliação psicológica para a própria psicologia. “O fazer psicológico começou com a avaliação, ou seja, ela é uma atividade inerente à psicólogia, é uma prática transversal que perpassa o fazer da psicóloga e do psicólogo”, explica.

Izabel explicou, ainda, que o desafio é dar sequência aos trabalhos de tanto sucesso da Comissão anterior, coordenada pelos conselheiros Daniela Zanini e Fabián Rueda.

Já para a conselheira Katya Luciane de Oliveira, a primeira reunião com a CCAP foi bastante profícua, “porque se por um lado parte do grupo já se conhecia e tinha uma cadência de trabalho, o que ajuda muito, por outro lado a inclusão de novos membros trouxe um frescor e agregou ainda mais qualidade aos trabalhos, que já são de excelência”.

O conselheiro-secretário do CFP, Fabián Rueda, esteve à frente da Comissão na gestão anterior, junto com Daniela Zanini. Para Fabián, “a CCAP que trabalhará no período 2020-2022 terá uma grande responsabilidade, no sentido de continuar divulgando uma prática de avaliação psicológica ética e com rigor técnico-científico, assim como evidenciar cada vez mais a indissociabilidade da AP e a justiça e proteção dos Direitos Humanos”.

A Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica possui mandato de três anos e seus membros têm por missão discutir e propor diretrizes, normas e resoluções sobre avaliação psicológica, além de conduzir o processo de avaliação dos Testes psicológicos por meio do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi).

Conheça os membros da CCAP

Katya Luciane de Oliveira – conselheira responsável e coordenadora da CCAP
Izabel Augusta Hazin Pires – conselheira responsável e coordenadora da CCAP
Ana Paula Porto Noronha
Ana Cristina Resende
Caroline Tozzi Reppold
Daniela Sacramento Zanini
Evandro Morais Peixoto
Josemberg Moura de Andrade
Lucila Moraes Cardoso
Monalisa Muniz Nascimento