Salas e auditórios cheios foram a marca do IV Seminário de Psicologia e Políticas Públicas, realizado entre os dias 28 e 30 de abril, em Goiânia (GO). O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Psicologia 9ª Região (GO) e contou com a participação do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Nos três dias, centenas de psicólogos (as) e estudantes de Psicologia participaram de conferências, mesas redondas e grupos de discussão.
Na cerimônia que deu início ao Seminário, participaram da mesa de abertura o presidente do CRP-09, Wadson Arantes, o vice-presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Rogério Oliveira, a conselheira representante da Região Centro-Oeste no CFP, Vera Morselli, a representante do Prefeito de Goiânia, Adriana Barbosa, e a coordenadora do Curso de Psicologia da Unip, Patrícia Philadelpho.
A importância da discussão das políticas públicas nas universidades foi destacada por Vera Morselli em sua fala. “Nas reuniões do CFP nós já percebemos que isso tem que ser discutido com os alunos para que uma consciência seja despertada neles. Um seminário como esse é um momento em que as pessoas discutem o tema de forma específica, em que tem que ter conhecimento e a prática para entender as demandas daquela área”, afirmou a conselheira.
Em seguida, a primeira conferência do evento, sobre os “Desafios e Conquistas na 2ª Década do Século XXI”, foi ministrada pelo vice-presidente do CFP, que fez um paralelo entre a Psicologia nos tempos atuais e o momento histórico que a humanidade vivia há cem anos. “Hoje a crise da humanidade é diferente da que vivíamos há um século, quando passávamos da pré-modernidade para a modernidade. Era um momento de busca da autonomia das pessoas enquanto sujeitos, e foi aí que a Psicologia nasceu”, explicou.
Para fechar a noite de abertura, foi realizada a mesa “Políticas Públicas para mulheres: desafios de práticas psicológicas em saúde mental”, com a conselheira e professora da Unip, Ionara de Moura Rabelo, e a professora da Unip, Cristina Vianna.
Avaliação
Em relação à participação dos (as) psicólogos e estudantes no evento, o presidente do CRP-09, Wadson Arantes, demonstrou satisfação. “Estamos, mais uma vez, entusiasmados com os resultados positivos que o Seminário apresentou. Discutir políticas públicas é extremamente importante e isso precisa se aproximar do cotidiano dos profissionais da Psicologia”, avaliou.
Ao longo dos três dias, mesas e conferências sobre Políticas nas áreas da Saúde, Educação Básica, Trânsito, Justiça, Esporte, Assistência Social, entre outras, fizeram parte do Seminário.
*Com informações da assessoria de comunicação do CRP-09