Notícias

03/08/2021 - 16:25

Prêmio Profissional Virgínia Bicudo: CFP abre inscrições em setembro

Os trabalhos teórico-técnicos poderão ser inscritos em duas categorias - experiências individuais ou coletivas - contemplando o tema “Práticas para uma Psicologia Antirracista"

Prêmio Profissional Virgínia Bicudo: CFP abre inscrições em setembro

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) abrirá – a partir do dia 20 de setembro – as inscrições para o Prêmio Profissional Virgínia Bicudo – iniciativa que pretende fomentar a divulgação de estudos e ações exitosas no campo da Psicologia e sua interface com as questões raciais. As inscrições podem ser feitas neste link: http://www2.cfp.org.br/premio/virginiabicudo

O prêmio tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar estudos e ações de psicólogas(os) e coletivos que envolvam a Psicologia e as Relações Étnico-Raciais fundamentadas nos Direitos Humanos e que tenham impacto na saúde mental, na redução das desigualdades sociais e no posicionamento antirracista. 

Serão aceitos trabalhos teórico-técnicos inscritos em duas categorias – experiências individuais ou coletivas -, desde que contemplem o tema “Práticas para uma Psicologia Antirracista”. Os trabalhos, que deverão ser inéditos e apresentados sob a forma de artigo técnico ou relatos de práticas embasadas na ciência psicológica, precisam, ainda, estar relacionados a um dos seguintes eixos orientadores: (i) Raças e Identidade Étnico-Racial; (ii) Violência, Morte e Luto; (iii) Modos de resistência antirracista: antimanicomial, cultural, religiosa; (iv) Interseccionalidades; ou (v) Geracional: racismo na infância, juventude e envelhecimento.

O julgamento das iniciativas será realizado por uma Comissão constituída por membros ad hoc selecionados pela Comissão de Direitos Humanos do CFP. Este grupo poderá reduzir o número de vencedores, inclusive a zero, caso os trabalhos não atendam aos critérios estabelecidos no regulamento. 

As inscrições serão aceitas exclusivamente por meio eletrônico, não sendo aceitas aquelas submetidas por correio convencional. O Conselho Federal de Psicologia informa também que os artigos e textos selecionados irão compor uma publicação, a ser lançada posteriormente.

Homenagem

Virgínia Leone Bicudo foi a primeira mulher a fazer análise na América Latina, a primeira estudiosa a redigir uma tese sobre relações raciais no Brasil e também a primeira psicanalista não médica no país.

Integrou o primeiro Conselho Federal de Psicologia, sendo a ata de sua posse datada de dezembro de 1973.

Em entrevista a dois estudiosos, em outubro de 1983, Virgínia Bicudo disse que foi criada fechada em casa e levou um susto, quando, na escola, a criançada começou a chamá-la de negrinha. Ela foi atrás de defesas. Na Sociologia, buscou a explicação para as questões sociais. Na Psicanálise, proteção para a rejeição.

Ao lançar o edital do Prêmio Profissional com seu nome,  o Conselho Federal de Psicologia enaltece a valiosa contribuição de Virgínia Bicudo para a Psicologia brasileira, pioneira de debates ainda hoje extremamente relevantes e necessários.

Serviço

Prêmio Profissional Virgínia Bicudo:
“Práticas para uma Psicologia Antirracista”

Inscrições:
20 de setembro a 19 de outubro de 2021

Extrato do Edital publicado no Diário Oficial da União: acesse aqui.
Íntegra do Edital: acesse aqui.
Inscrições: http://www2.cfp.org.br/premio/virginiabicudo