Notícias

19/03/2015 - 16:03

Emergências e Desastres: profissionais da área reúnem-se no CFP

O encontrou contou com a presença de profissionais, acadêmicos e representantes do CFP e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastre

Emergências e Desastres: profissionais da área reúnem-se no CFP

DSC_0237Entre os dias 17 e 18 de março, aconteceu na sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP) a Reunião de Trabalho da Comissão Nacional de Psicologia das Emergências e Desastres. Na ocasião, estiveram presentes profissionais e acadêmicos que atuam na área da Psicologia de Emergência e Desastre, representantes do CFP, além de um membro do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastre do Ministério da Integração Nacional.

Para a presidente do CFP, Mariza Borges, que participou do encerramento do encontro, a criação do grupo de trabalho e as reuniões são importantes para o fortalecimento da profissão. “Esta tem sido uma área de atuação que tem dependido muito do psicólogo e para o Conselho, como autarquia que representa a categoria. Esse encontro com os profissionais que atuam na ponta fornece subsídios para tratarmos de resoluções para o trabalho do profissional”, ponderou.

Está prevista para o mês de maio uma nova reunião do grupo, em que serão convidados representantes de outras entidades, como a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), Ministério da Saúde e Secretaria de Defesa Civil.

Um dos objetivos do grupo é ampliar a cooperação e interlocução com os órgãos de governo, criando, inclusive, grupos de trabalhos para ações regionais. Umas das observações durante a reunião é que existe uma carência de profissionais da Psicologia, com esta especificidade de atuação, em órgãos que monitoram e lidam com situações de desastre e emergência.