Notícias

03/05/2018 - 10:35

Profissionais da Psicologia devem consultar o Satepsi

Site atualiza lista de testes favoráveis por normas com prazo vencido

Profissionais da Psicologia devem consultar o Satepsi

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) orienta que profissionais da Psicologia consultem o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi) regularmente para verificar a situação do teste que pretende utilizar. Em 2018, uma série de testes favoráveis teve ou terá seus estudos de normatização vencidos.

Conforme a Resolução 09/2018, os estudos de validade, precisão e normas dos testes psicológicos terão prazo máximo de 15 anos, a contar da data de aprovação do teste psicológico pela Plenária do CFP. Dessa forma, para identificar a data de validade do teste, é necessário verificar a data de plenária constante ao lado de cada teste no Satepsi.

Caso as editoras ou os responsáveis técnicos não apresentem novos estudos de padronização e normatização em prazo hábil para avaliação do CFP, esses testes serão considerados desfavoráveis para uso profissional. Novos estudos normativos dos testes que venceram ou vencerão em 2018 podem ser submetidos à avaliação do Satepsi, enquanto os estudos de validade e precisão ainda estiverem vigentes, de acordo com as Resoluções 02/2003 e 06/2009.

Não há prorrogação de prazo no caso de testes que não tiveram suas normas atualizadas, e profissionais da Psicologia devem suspender o uso desses instrumentos na prática profissional enquanto não houver envio por parte das editoras, autores ou responsável técnico, e avaliação comparecer favorável do Satepsi.

Consulte, no site do Satepsi, a lista atualizada de testes psicológicos. Alguns já estão desfavoráveis. Veja na aba “Resultado Final”, pois já existem testes com “normas vencidas”.