Notícias

23/02/2006 - 17:20

Programa Ver TV discute a qualidade da programação da TV Brasileira

O VER TV, um programa para quem gosta de televisão, nesta quinta-feira (23 de fevereiro), às 22h30, discute a qualidade da programação da TV brasileira.

Embora nossa TV tenha qualidade em termos técnicos, quando o assunto é conteúdo há muitas queixas. Cenas de sexo quase explícito, pessoas sendo expostas ao ridículo, mazelas familiares e a violência banalizada e repetida à exaustão, são elementos presentes na programação de muitas emissoras comerciais. Isso ocorre apesar de os canais de TV serem concessões públicas, com a obrigação constitucional de valorizar a língua portuguesa, as manifestações regionais, a promoção da cidadania e dos princípios éticos da família.

Ao mesmo tempo em que faltam instrumentos legais de fiscalização, há iniciativas como a do Ministério Público e a da campanha “Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania”, que tentam elevar a qualidade da TV. A necessidade de afastar o fantasma da censura e, ao mesmo tempo, estimular o olhar crítico do telespectador, assim como ampliar a pressão exercida sobre os anunciantes para que não associem suas marcas a programas de gosto duvidosos são alguns dos aspectos debatidos neste VER TV.

Participam do programa, apresentado por Lalo Leal Filho, o deputado federal Orlando Fantazzini (PSOL/SP), coordenador da campanha “Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania”; a psicóloga Rachel Moreno, presidente do conselho da Sociedade Brasileira de Pesquisadores de Mercado e o publicitário Lula Vieira, integrante do Conselho de Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (CONAR).

O programa VER TV é uma realização da TV Câmara em parceria com a TV Nacional, com o apoio da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Semanalmente, o VER TV coloca em discussão as funções da televisão, a programação, os avanços tecnológicos e as questões éticas de uma TV de qualidade, comprometida com a cidadania. Críticas e sugestões ao programa podem ser enviadas para o email: vertv@radiobras.gov.br