20, 21 e 22/07
Exposição de Fotografias Sebastião Salgado
O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, nascido em Minas Gerais, um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade, foi nomeado Representante Especial do UNICEF em 2001.
O trabalho Êxodos, feito ao longo de seis anos, é divido em cinco partes: Migrantes e refugiados: o instinto de sobrevivência; A tragédia africana: um continente à deriva; América Latina: êxodo rural, desordem urbana; Ásia: a nova face urbana do mundo; Retratos de Crianças do Êxodo.
Salgado diz: “Espero que a pessoa que entre nas minhas exposições não seja a mesma ao sair” . Ele doou esta obra ao Movimento Nacional de Trabalhadores Sem Terra que, gentilmente, cedeu parte dos trabalhos fotográficos para a exposição deste Seminário.
20/07, 18h:00
Recepção dos participantes
Violeiros da Casa do Cantador da Ceilândia
Ceilândia é tida como a segunda maior cidade nordestina fora da Região Nordeste (a primeira é São Paulo). Cerca de 70% da população tem origem nordestina. Outra influência da cultura nordestina está na Casa do Cantador. O prédio, inaugurado em 9 de novembro de 1986, foi projetado por Oscar Niemeyer e sedia a Federação Nacional das Associações de Cantores, Repentistas e Poetas Cordelistas. Destina-se também a hospedar os repentistas que visitam a cidade.
21/07, 19h:00
Grupo de Teatro Filhos da Mãe … Terra
Formado há cerca de três anos, o Grupo é composto por 15 moradores do Assentamento Carlos Lamarca, de Sarapuí-SP.
Eles apresentam Peça “Posseiros e Fazendeiros” inspirada na obra de Bertold Brecht Horácios e Curiácios. Trata da luta pela terra e foi adaptada pelos próprios membros do grupo, utilizando conteúdos de suas pesquisas e vivências.
Bumba-Meu-Boi do Seu Teodoro
Nascido em 1920, no Maranhão, Seu Teodoro Freire veio para Brasília por indicação do sociólogo Edson Carneiro. Desde 1963, quando chegou à capital, a tradição do bumba-meu-boi é mantida por ele. Começou pelo boi de zabumba e desde 79 toca o estilo de pandeiro grande, que é o de pindaré. O grupo tem em média 40 brincantes.
Surpreendendo os participantes…
Durante todo o Seminário, antecipando ou encerrando as Mesas Redondas, serão apresentados pelos próprios palestrantes cantos, pinturas indígenas, poemas, cordéis e outros tipos de manifestações originárias de suas culturas.