Notícias

21/03/2014 - 16:28

CCJ adia votação de projeto que altera lei de drogas

Ainda não foi definida nova data para apreciar as sugestões de mudanças no PL

CCJ adia votação de projeto que altera lei de drogas

card-pl-drogas3

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado adiou na quarta-feira (26), por prazo indeterminado, a votação do Projeto de Lei da Câmara (PLC 37/2013) que altera a Lei de Drogas. O pedido foi feito pelo relator, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE).

O PL está em discussão há mais de três anos no Congresso e é marcado por dissensos. Valadares apresentou à CCJ, no dia 4 de dezembro de 2013, o seu relatório.

Um dos principais problemas apontados pelo Conselho Federal de Psicologia é o retrocesso na saúde pública, interrompendo avanços na política antimanicomial. Isso fica claro, por exemplo, quando o projeto prevê a priorização da atenção em comunidades terapêuticas, que não possuem condições de tratar os usuários, figurando-se como locais de segregação.

Além disso, o CFP faz críticas ao modo como o debate foi conduzido, ignorando considerações técnicas de vários ministérios do governo, entre eles o da Saúde, da Justiça e da Secretaria de Direitos Humanos, que opinaram inicialmente pela rejeição absoluta do projeto.

Com informações da Agência Senado