Notícias

24/03/2006 - 10:48

Prova para título de especialista será realizada em 10 de setembro

 

Os psicólogos interessados em obter título de especialista devem ficar atentos. O Concurso para Concessão do Título de Especialista em 2006 será realizado no dia 10 de setembro, em São Paulo. A empresa responsável pela organização do concurso, que acontecerá um dia depois do II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, é a VUNESP.

O Conselho Federal de Psicologia instituiu a partir da Resolução CFP nº 014/00, alterada e complementada posteriormente pela Resolução CFP nº 002/01, o Título de Especialista em Psicologia e as formas pelas quais os profissionais psicólogos podem obtê-lo.

As especialidades contempladas este ano serão todas aquelas reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia: Psicologia Escolar/Educacional; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicologia de Trânsito; Psicologia Jurídica; Psicologia do Esporte; Psicologia Clínica; Psicologia Hospitalar; Psicopedagogia; Psicomotricidade; Psicologia Social; e Neuropsicologia. As provas serão objetivas e discursivas.

Podem se submeter aos exames, os psicólogos com mais de dois anos de inscrição em Conselho Regional de Psicologia, que estejam em pleno gozo dos seus direitos e que possam comprovar prática profissional na especialidade, no mesmo período. O edital do concurso para obtenção de título de especialista, contendo período de inscrição, horário e local das provas, deve sair no primeiro semestre deste ano.

O título de especialista não é obrigatório, é um direito, e pode ser obtido por conclusão de curso de especialização credenciado pelo CFP ou por meio do concurso de provas e títulos. Em 2000, o CFP regulamentou o título de profissional de Especialista em Psicologia. Segundo as resoluções, o psicólogo pode solicitar até dois títulos de especialista junto ao seu Conselho Regional de Psicologia, podendo, a qualquer tempo, modificá-los.