Notícias

04/12/2008 - 16:48

Psicólogos voluntários são cadastrados para auxiliar os desabrigados de Santa Catarina

O Sistema Conselhos de Psicologia, por meio do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12), vem contribuindo com as ações de apoio às vitimas dos desastres que atingem o Estado. Desde o início do ano, o CRP-12 e o Departamento Estadual de Defesa Civil trabalham em parceria com o tema Psicologia das Emergências e Desastres, conscientizando gestores e sociedade sobre a importância da contribuição do psicólogo nessas questões.
O trabalho de prevenção, fruto desse esforço mútuo, agora é substituído pelo atendimento urgente aos cidadãos de Santa Catarina vitimizados pelos alagamentos e deslizamentos de terra. Nesse intuito, o CRP-12, em conjunto com o CFP, está desenvolvendo estratégias de intervenção para conseguir atender efetivamente a comunidade. A principal delas é o cadastramento de psicólogos voluntários para auxiliar equipes de resgate, abrigados e populações assistidas nos hospitais de campanha, além do trabalho com a organização de assistência humanitária, garantindo a todos o livre acesso aos direitos humanos. Esse trabalho foi sugerido pela Defesa Civil Estadual, que criou o Grupo de Assistência Humanitária, o qual está sob coordenação do CRP-12, com apoio do CFP.
Os psicólogos interessados em trabalhar voluntariamente devem se cadastrar. Para isso, basta entrar em contato com o CRP-12 nos telefones (48) 3244-4826 ou (48) 9989-4970. Quem se disponibilizar vai receber todas as orientações necessárias após o cadastramento. É importante frisar que todos os trabalhos de assistência às vitimas dos desastres, voluntários ou não, são coordenados pelo Departamento de Defesa Civil do Estado de Santa Catarina e contam com a orientação e supervisão da psicóloga Daniela Lopes, especialista em Psicologia na área de Emergências e Desastres.
O momento é de solidariedade e, mais do que isso, de atuar com responsabilidade em benefício da população catarinense.