Notícias

25/04/2022 - 21:04

Psicologia Ambiental: CFP lança edital para selecionar relatos de experiências

Profissionais e estudantes de Psicologia podem se inscrever até 15 de junho. Coletânea irá compor e-book a ser lançado ainda em 2022

Psicologia Ambiental: CFP lança edital para selecionar relatos de experiências

A partir desta segunda-feira (25), o Conselho Federal de Psicologia (CFP) inicia o período de inscrições para as pessoas interessadas em visibilizar trabalhos que dialoguem com a temática da Psicologia Ambiental. Os relatos selecionados irão compor o “Catálogo de Práticas em Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente”, que será estruturado em formato de livro digital (e-book). 

A iniciativa pretende mobilizar tanto a categoria profissional quanto estudantes para que apresentem práticas embasadas na Psicologia Ambiental e nas relações pessoa-ambiente. A estratégia está sendo implementada pelo Grupo de Trabalho do CFP sobre Psicologia Ambiental, que conta com a participação de conselheiras e representantes da Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente (ABRAPA) e do Grupo de Trabalho Psicologia Ambiental da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), bem como de especialistas.

Os trabalhos devem, necessariamente, estar relacionados a temas próprios da Psicologia Ambiental, como por exemplo: ambiente e qualidade de vida, ambientes restauradores, conflitos socioambientais, moradia e direito à cidade, processos de (des)territorialização, mudança climática, apropriação de espaços públicos, avaliação pré e pós-ocupação. 

Cada pessoa poderá submeter até dois relatos, sendo possível ainda que, em uma mesma narrativa, seja apresentada mais de uma prática, desde que possuam correlação. Também é possível submeter trabalhos em equipe, seguindo as exigências do edital.

Além da documentação das experiências em si, imprescindível diante do cenário de pouco conhecimento sobre a temática, o e-book será um importante instrumento de mobilização e fomento à formação das(os) estudantes. 

Outro importante aspecto é a possibilidade de utilizar as informações coletadas como estratégia para sensibilizar o poder público e o campo de trabalho sobre as possibilidades e potências da Psicologia Ambiental na atuação em problemáticas diversas que afetam a vida das pessoas, dos grupos e das comunidades. 

As inscrições serão aceitas até o dia 15 de junho de 2022 por meio de formulário eletrônico.

Serviço

Catálogo de Práticas em Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente
Inscrições: de 25 de abril a 15 de junho de 2022
Público: psicólogas(os) e estudantes de Psicologia
Submissão de trabalhos pelo formulário eletrônico

Acesse a íntegra do edital.

Leia mais
CFP institui grupo de trabalho sobre Psicologia Ambiental