
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) acaba de lançar a obra “Práticas para uma Psicologia Antirracista – II Edição do Prêmio Virgínia Bicudo”. Publicada no marco do Mês da Psicologia, a coletânea reúne experiências de profissionais, coletivos e grupos que desenvolvem ações de enfrentamento ao racismo, fundamentadas na ciência psicológica e nos direitos humanos.
A publicação está organizada a partir das categorias Experiências Individuais e Experiências Coletivas e contempla diferentes eixos orientadores – como identidade étnico-racial, interseccionalidades, saúde mental de povos tradicionais, modos de resistência e representatividade.
A obra apresenta reflexões sobre temas centrais, como a constituição da identidade da criança negra, o aquilombamento como prática terapêutica, o papel de narrativas ancestrais na saúde mental, os desafios da atuação em diferentes contextos e a contribuição histórica de psicólogas negras para a profissão.
O Prêmio Virgínia Bicudo se consolida como um marco da Psicologia brasileira ao estimular o reconhecimento e a valorização de práticas que contribuem para a construção de uma sociedade justa e igualitária.
A obra é um convite a que ideias e práticas compartilhadas inspirem novas ações e fortaleçam a luta contínua por uma sociedade inclusiva e verdadeiramente antirracista.
O livro “Práticas para uma Psicologia Antirracista – II Edição do Prêmio Virgínia Bicudo” já está disponível para leitura e download no site do CFP.
Acesse a íntegra da publicação.