Notícias

23/10/2020 - 19:17

Psicologia discute alterações no Código de Trânsito Brasileiro

CFP, ABRAPSIT e FENAPSI defendem a avaliação psicológica como forma de enfrentamento à violência e à letalidade no trânsito. Live será na segunda-feira (26), às 17h, e poderá ser acompanhada pelas redes sociais do CFP

Psicologia discute alterações no Código de Trânsito Brasileiro

Na próxima segunda-feira (26), o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a  Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (ABRAPSIT) e a Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI) realizam uma live para discutir a Lei 14.071/2020, que altera o Código de Trânsito Brasileiro.

O diálogo pretende problematizar os vetos em torno do caput do art. 147 e do parágrafo único do art 268 que, na prática, retiram a exigência da especialidade em Psicologia do Trânsito e em Medicina de Tráfego, bem como da realização da avaliação psicológica ao infrator contumaz como forma preventiva ao retorno seguro à condução veicular. Tais vetos, merece destaque, referem-se a propostas produzidas no âmbito do relatório do PL 3.267/2019, com a escuta de técnicos e especialistas na matéria.

De acordo com as entidades, a avaliação psicológica é um imperativo para a prevenção da violência e da letalidade no trânsito. Nesse sentido, caso os vetos não sejam derrubados, a sociedade perderá na qualidade e funcionalidade de prevenção de exames não realizados por profissionais especializados e capacitados para o contexto do trânsito e toda sua particularidade, sendo, portanto, indispensável a manutenção da exigência do título de especialista em Psicologia do Trânsito para o exercício da perícia psicológica – tanto para fins de obtenção quanto de renovação da CNH.

Ainda na avaliação das entidades, diversos estudos relacionam a questão do trânsito como uma variável diretamente vinculada à saúde mental e ao estresse das pessoas, intervindo na condição dos transportes, na saúde ambiental e na qualidade de vida dos cidadãos. Uma atuação preventiva da Psicologia do Trânsito, portanto, permite tanto segurança quanto interações mais positivas entre as pessoas.

O diálogo será mediado pela presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes, e contará com a participação de Losiley Alves Pinheiro, conselheira do CFP; Juliana Guimarães, representante da ABRAPSIT; e do senador Fabiano Contarato.

A transmissão será realizada ao vivo, a partir das 17h, e poderá ser acompanhada pelas redes sociais do CFP.

Serviço:

Live “Psicologia pela preservação da vida no trânsito: por que especialistas são importantes na promoção da saúde?”
Data: 26 de outubro
Horário: 17h
Transmissão ao vivo pelos canais do CFP no Youtube e Facebook.