Notícias

09/11/2018 - 9:12

Psicologia do Esporte em pauta

GT com representante do CFP e dos CRPs discute atualizações para prova de título de especialista, durante II Encontro Norte e Nordeste de Psicologia do Esporte

Psicologia do Esporte em pauta

Atualizar as referências utilizadas para a elaboração das provas para concessão de título de especialista em Psicologia do Esporte foi tema de reunião do Grupo de Trabalho (GT) da Assembleia das Políticas da Administração e das Finanças (APAF) de Psicologia do Esporte, que também tratou dos informes e orientações sobre a tramitação do PL 7683/2017. A reunião do GT ocorreu em Fortaleza, aproveitando o II Encontro Norte e Nordeste de Psicologia do Esporte, na Universidade de Fortaleza (Unifor), realizado de 31 de outubro a 1º de novembro.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) foi representado pela conselheira Beth Lacerda. Além dela, participaram os seguintes conselheiros regionais: Cristianne Carvalho (CRP 22, Maranhão), Giane S.S. Souza (CRP 10, Pará e Amapá), Fabricio Antonio Raupp (CRP 12, Santa Catarina), Murilo Calafange (CRP 02, Pernambuco), Tassia Ramos (CRP 11, Ceará), Yghor Gomes (CRP 04, Minas Gerais).

 

Atualização

Segundo a conselheira Beth Lacerda, o grupo discutiu a necessidade de atualização das referências utilizadas para a elaboração das provas para concessão de título de especialista em Psicologia do Esporte. “Todos os integrantes do GT ficaram responsáveis por fazer um levantamento e após consolidação e análise dos dados, apresentar sugestão daquelas que deverão ser adotados nos próximos concursos”, ressaltou.

Sobre este ponto, Lacerda destacou que foi reafirmada a importância de aproximar ainda mais as instituições, organizações e associações afins, para que possam, juntos, ampliar a visão das áreas de atuação da(o) psicóloga(o) do Esporte, que já demonstra resultados efetivos em áreas como: psicodiagnóstico esportivo; diferentes programas de intervenção junto a atletas de qualquer modalidade esportiva, equipes esportivas e comissões técnicas; acompanhamento de indivíduos e grupos que praticam atividade física; participação em projetos sociais que utilizam esporte e atividade física em suas intervenções.

O GT também fez um levantamento de informações sobre a tramitação do PL 7683/2017, que trata da garantia de assistência psicológica continuada aos atletas profissionais, bem como sobre a apresentação das ações realizadas pelo CFP, junto ao relator da matéria, a fim de defender, argumentar e reafirmar o posicionamento da Psicologia – Ciência e Profissão.