Fomentar discussões de temáticas pouco debatidas na Psicologia do Esporte é de fundamental importância para a atuação de profissionais da Psicologia e para a sociedade. Esse foi um dos objetivos do V Encontro de Norte-Nordeste de Psicologia do Esporte (ENEEPE), realizado de 2 a 4 de maio na Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Petrolina/PE. O evento teve o apoio do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
Com o tema “Esporte, Saúde Mental e Inclusão: Interfaces na Psicologia do Esporte”, o encontro contou com a participação de estudantes, profissionais e especialistas no campo do Esporte.
A programação do V ENEEPE contou com mesas temáticas, cine debate, roda de conversa e conferência magna.
CFP na Psicologia do Esporte
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) foi representado pelo conselheiro Rodrigo Acioli. Além de participar da abertura do V ENEEPE, Acioli também esteve na roda de conversa com representantes de Conselhos Regionais e Federal de Psicologia e Associações de Psicologia do Esporte.
O representante do CFP destacou a importância do encontro, lembrando da primeira edição em São Luís/MA em 2016 e a perspectiva de uma maior descentralização nas discussões sobre Psicologia do Esporte, que, segundo ele, na época, se concentravam nas regiões Sul e Sudeste do País, embora as regiões Norte e Nordeste já continham um expressivo número de profissionais neste campo, mas sem a mesma atenção nos debates.
O conselheiro do CFP também abordou o apoio do CFP à atividade desde o primeiro encontro. “Entendo que é um encontro que vem para agregar, para multiplicar, para expandir a Psicologia do Esporte no Brasil, por isso o CFP está no apoio a ele desde a primeira edição. Então é um espaço de encontros, de desenvolvimento, de debate e de consolidação da Psicologia do Esporte”, reforça.
Durante o evento, representantes do CFP, CRPs e entidades da Psicologia do Esporte se reuniram em uma roda de conversa. Segundo Rodrigo Acioli, o momento foi importante para aproximar os profissionais e os estudantes do Sistema Conselhos de Psicologia, bem como para ações que o CFP/CRPs têm realizado na temática. O conselheiro também destacou que o espaço constitui um um estímulo aos Regionais que ainda não têm Grupos de Trabalho em Psicologia do Esporte a criarem os respectivos grupos de trabalhos em suas regiões.
Sobre o ENEEPE
O evento surgiu como uma proposta do antigo GT de Psicologia do Esporte da Assembleia das Políticas da Administração e das Finanças (APAF) do Sistema Conselhos de Psicologia em prol do fortalecimento da especialidade nas Regiões Norte e Nordeste e teve o apoio da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP) – entidade integrante do Fórum das Entidades da Psicologia Brasileira (FENPB).
O ENNEPE ocorre a cada dois anos, sendo que sua primeira edição foi realizada em 2016, no Maranhão, na cidade de São Luís, com o tema “Desafios e Perspectivas da Psicologia do Esporte para uma atuação ética e multiprofissional”. Em 2018 o evento foi realizado em Fortaleza (Ceará), com o tema “Formação, Práticas e Pesquisas: Desafios e Conquistas”. Em 2020, o evento ocorreria na cidade de Manaus, no entanto, devido à pandemia de COVID-19, foi modificado para o formato remoto, trazendo o tema “Aproximações e Distanciamentos: Movimentos da Psicologia do Esporte no Norte-Nordeste brasileiro”. O penúltimo, com o tema “A Psicologia do Esporte no enfrentamento das desigualdades”, foi realizado em 2022 na cidade de Teresina/PI. A próxima edição será daqui a dois anos (2026) em Salvador/BA.