Notícias

14/07/2022 - 18:45

Psicologia na Educação: Conape 2022 começa na 6a feira (15) com participação do CFP

A Conferência Nacional Popular de Educação acontece em Natal (RN) entre 15 e 17 de julho e contará com delegação do Sistema Conselhos de Psicologia

Psicologia na Educação: Conape 2022 começa na 6a feira (15) com participação do CFP

A cidade de Natal (RN) recebe, entre os dias 15 e 17 de julho, a etapa nacional da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape). O evento deve reunir cerca de 2 mil participantes, incluindo profissionais e entidades representativas da Psicologia.

A Conape 2022 pretende mobilizar setores e segmentos da educação dedicados à defesa do Estado democrático de direito, da Constituição Federal, do Plano Nacional de Educação e de um projeto de Estado que garanta educação pública de qualidade na perspectiva inclusiva, laica e democrática, de forma a consolidar uma plataforma comum de lutas pela educação no país.

Apoiador do evento, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) participa da atividade com uma delegação composta por mais de 50 representantes, entre conselheiros do CFP, dos 24 Conselhos Regionais e de entidades da Psicologia que compõem a Coordenação Nacional para a Implementação da Lei 13.935/2019 – como a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e a Federação Nacional de Psicólogos (FENAPS), bem como o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS).

Nesta edição, a Conape tem como lema “educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”. O evento convoca a sociedade a se mobilizar diante de um cenário de desmonte das políticas públicas educacionais e de esvaziamento dos espaços de participação social.

Para marcar a participação da Psicologia nessa luta, o CFP contará com um estande sobre a importância da implementação da Lei 13.935/2019, que estabelece a presença de psicólogas(os) e assistentes sociais na educação básica. Também haverá lançamento de publicações e mesas de diálogos sobre a importância de psicólogas e psicólogos na Educação.

Programação
A programação terá início na sexta-feira (15/7) às 14h, com uma caminhada pela Mobilização Nacional em Defesa da Educação Pública e atos culturais simultâneos. A partir das 16h, na Praça da Árvore, acontecerá o Ato Político Cultural. O encerramento do primeiro dia de atividades será marcado por apresentações artísticas.

No sábado, serão realizadas as sessões de debates orais, com apresentação de trabalhos acadêmicos, além de atividades autogestionadas das entidades e parceiros estratégicos do campo educacional.

Durante as atividades serão realizadas as plenárias de eixos  classificados em:

Eixo I – Décadas de lutas e conquistas sociais e políticas em xeque: o golpe, a pandemia e os retrocessos na agenda brasileira;
Eixo II – PNE, planos decenais, SNE, políticas setoriais e direito à educação;
Eixo III – Educação, direitos humanos e diversidade: justiça social e inclusão;
Eixo IV – Valorização das(os) profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;
Eixo V – Gestão democrática e financiamento da educação: participação, transparência e controle social;
Eixo VI – Construção de um projeto de nação soberana e de estado democrático em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais, da educação e do PNE.

A programação se encerra no domingo (17/7) com uma grande plenária que deliberará sobre o documento final e as moções. Ao meio dia, será lido um manifesto da Conape 2022, com encerramento previsto para às 15h.

A abertura do evento e sua plenária final serão transmitidas em tempo real pelo YouTube do CFP: (inserir link)

Nas redes sociais do CFP também será possível acompanhar destaques da participação da Psicologia ao longo de toda a programação.

Acesse: instagram.com/conselhofederaldepsicologia e facebook.com/conselhofederaldepsicologia

Confira no link abaixo os trabalhos da Psicologia que serão apresentados durante a Conape 2022: docs.google.com/spreadsheets/d/19NZQevf5sQrFLox_OT8nGeYcBH9torrMMSxeg3n7vog/edit#gid=0

Profissionais da Psicologia que tiveram trabalhos aprovados para a Conape e desejam ter sua divulgação incluída no link acima, podem fazer a solicitação pelo e-mail lei13935@cfp.org.br. É necessário informar o título do trabalho, autoras (es), coautoras(es), eixo e CRP.

Serviço:

Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) 2022

Lema: “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”
Data: 15 a 17 de julho de 2022
Local: Centro de Convenções de Natal – Via Costeira Sen. Dinarte Medeiros Mariz, Ponta Negra, Natal/RN.
Mais informações: fnpe.com.br/conape2022