Neste Dia Nacional do Trânsito, 25 de setembro, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) destaca os debates promovidos pela Autarquia durante a Semana do Trânsito 2022. A série de atividades teve como objetivo reforçar o papel da Psicologia para o comportamento no trânsito e cuidados básicos com a vida.
A presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes, reforçou a relevância de se debater a Psicologia no contexto do trânsito, que é uma das 13 especialidades da profissão. “É importante ressaltar que diversos estudos relacionam a questão do trânsito como uma variável diretamente vinculada à saúde mental e ao estresse das pessoas, intervindo na condição dos transportes, na saúde ambiental e na qualidade de vida”.
Ainda segundo Ana Sandra, uma atuação preventiva da Psicologia do Trânsito permite contribuir para mais segurança e para interações mais positivas entre as pessoas. “Por isso, mais uma vez o Conselho Federal de Psicologia se une à campanha educativa do Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, que neste ano tem como lema Juntos Salvamos Vidas”, explica.
A Psicologia do Trânsito é uma especialidade que surgiu antes mesmo da regulamentação da profissão de psicóloga(o). Ela dialoga tanto com outras áreas da Psicologia, como também nas reflexões sobre comportamento, espaço urbano, autocuidado, o cuidado com o próximo e com a cidadania, e o próprio conceito de sujeito situado.
A Psicologia do Trânsito deve contribuir não apenas na atuação profissional da psicóloga(o), mas também para subsidiar debates e reflexões sobre a proteção de direitos em sua interface com a mobilidade humana.
Trânsito e Saúde
Para fortalecer o debate sobre o tema, entre 18 e 25 de setembro o CFP promoveu uma série de debates que colocaram em foco questões essenciais. Na quarta-feira (21), a live Trânsito e Saúde debateu os desafios e possibilidades de atuação da Psicologia do Trânsito. O debate foi mediado pela conselheira do CFP Losiley Pinheiro, que representa a autarquia na Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST). O diálogo contou com a participação de Renan Soares, da Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (ABRAPSIT-MS); Rogério Fermino, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTF-PR) e Ingrid Neto (ABRAPSIT-DF).
Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=2rcwTsqYIg0
Tráfego e Perícia Psicológica
Questões relacionadas a Tráfego e Perícia Psicológica foram tema da segunda live da semana, realizada em 22 de setembro. A perícia psicológica é realizada por psicólogas e psicólogos especialistas para prevenir comportamentos de risco no trânsito e traz a avaliação psicológica como elemento imperativo para a prevenção da violência e da letalidade.
O diálogo foi mediado pela conselheira do CFP Losiley Pinheiro, e contou com a participação de Juliana Guimarães, da ABRAPSIT e Cristina Resende, da ABRAPSIT-MT.
Confira a íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=u2Y3TIA6-dg
Mobilidade e Direito à Cidade
Na sexta-feira (23) foi a vez da conselheira do CFP Alessandra Almeida, representante da autarquia na Câmara Temática de Gestão e Coordenação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), mediar o diálogo sobre Direito à Cidade. Participaram as especialistas Andrea Nascimento, da Abrapsit; Karla Garcia Luiz, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC; e Érica Teles, do Observatório da Mobilidade de Salvador (UCB).
Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=CTHu4J0gLOE