Notícias

03/05/2006 - 18:15

Psicologia perde Silvia Lane

Psicologia perde Silvia Lane

Faleceu no dia 30 de abril a professora Silvia Tatiana Maurer Lane. Silvia não era psicóloga, mas, sem dúvida, foi uma das pessoas que mais contribuiu para o desenvolvimento da Psicologia Social no Brasil. Silvia fez Psicologia toda a sua vida. Enfrentou os anos da ditadura pesquisando e ousando avançar no pensamento crítico em Psicologia.

Acreditou e lutou pela união latino-americana no campo da Psicologia. Fundou a ABRAPSO -Associação Brasileira de Psicologia Social; foi precursora da Psicologia Comunitária; ousou na construção do currículo na Faculdade de Psicologia da PUCSP, quando esteve na sua direção; esteve no pós graduação em Psicologia Social da PUCSP onde formou um conjunto muito grande de alunos/professores/pesquisadores que hoje, em várias Universidades do Brasil, divulgam e ensinam um pensamento crítico em Psicologia. Sua vida era, assim, dedicada à Psicologia. A ausência de Silvia Lane empobrece o cenário de nossa Psicologia no Brasil e na América Latina.

O Conselho Federal de Psicologia e os Conselhos Regionais prestam sua homenagem e reconhecem publicamente a valiosa contribuição da PROFESSORA SILVIA LANE ao desenvolvimento da profissão e à luta por uma psicologia comprometida com as urgências da sociedade brasileira.
Conselho Federal de Psicologia

Biografia
Pós Doutorada pela EHESS, na França, a professora Sílvia Tatiana Maurer Lane era considerada como parte da história da psicologia social e da própria PUC. Formou-se em filosofia, mas na psicologia encontrou sua verdadeira paixão. Fez doutorado em psicologia e especialização na mesma área. Atuou como precursora da Psicologia Comunitária, sócio-histórica e fundou a Associação Brasileira de Psicologia Social – ABRAPSO. Publicou inúmeros artigos em periódicos com temas voltados para a analise da subjetividade. Dedicou-se a escrever diversos livros sobre o assunto. Entre eles estão: O que é psicologia?, muito utilizado entre os alunos de graduação; O que é Psicologia Social?, e em parceria com outros autores: Novas Veredas da Psicologia Social, entre outros.

Foi premiada com um livro em seu nome da coleção Pioneiros da Psicologia, ressaltando seu importante trabalho na área; pela Sociedade Interamericana de psicologia, com o prêmio Psicólogo Interamericano, entre outros. A professora Silvia Tatiana Maurer Lane lutou pela união latino-americana no campo da Psicologia. Dirigiu a Faculdade de Psicologia da PUCSP atuando veementemente na construção de um currículo inovador, esteve na pós graduação em Psicologia Social da PUCSP, onde formou um conjunto significativo de alunos, professores e pesquisadores que hoje, em várias Universidades do Brasil, divulgam e ensinam um pensamento crítico em Psicologia, dedicando sua vida à Psicologia no Brasil e na América Latina.
Silvia Tatiana Maurer Lane – 1933-2006.