Notícias

20/04/2021 - 19:34

Psicoterapia: CFP realiza seminário nacional para discutir formação, qualificação e regulamentação

Atividade também prevê dialogar junto à categoria aspectos da consulta pública que será aberta em relação ao tema

Psicoterapia: CFP realiza seminário nacional para discutir formação, qualificação e regulamentação

No próximo sábado (24), o Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza – com o apoio da Associação Brasileira de Psicoterapia (ABRAP) e da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) – o  Seminário Nacional sobre Psicoterapia: formação, qualificação e regulamentação.

Além de discutir a prática da Psicoterapia sob essas perspectivas, o evento virtual pretende dialogar com as(os) profissionais da categoria sobre a consulta pública que será lançada durante o seminário e que aborda a temática.

Durante a atividade está previsto ainda um momento dedicado a responder as perguntas da categoria. Para participar, basta encaminhar dúvidas e comentários para o email seminariopsicoterapia@cfp.org.br.

 

 

Conheça as(os) participantes

Ana Sandra Fernandes
(CRP 13/5496)
Atual presidente do CFP, foi vice-presidente do Conselho na gestão 2016/2019. É psicóloga clínica, Mestre pela Universidade Federal da Paraíba (2012) e professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).

Rodrigo Acioli Moura
(CRP 05/33761)
Conselheiro do CFP, Coordenador do GT da APAF sobre Psicoterapia e Psicólogo Clínico. Formação em Terapia Cognitiva Comportamental. Especialista em Neuropsicoterapia.

Fernanda Barcellos Serralta
(CRP 07/6188)
Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica (CFP), Mestre em Psicologia (PUCR-RS), Doutora em Psiquiatria (UFRGS), docente e pesquisadora no PPG Psicologia da UNISINOS, RS, onde coordena o Laboratório de Estudos em Psicoterapia e Psicopatologia (LAEPSI), cujo foco é o estudo de processos de mudança em psicoterapia psicodinâmica. Leciona as disciplinas de “Psicologia Clínica -base Psicanalítica” e de “Pesquisa em Psicologia” na graduação da UNISINOS. 

Antonia Angela Gonçalves da Silva Hiluey
(CRP 06/10316)
Psicóloga; psicoterapeuta credenciada pela FLAPSI; terapeuta de casal e família pela Escola de Terapia Familiar da UAB-Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha; psicoterapeuta de crianças e adolescentes em psicoterapia psicanalítica pelo IPPIA; pós-doutorado em terapia familiar pela UAB- Espanha; doutora em educação pela FE-USP; presidente da ABRAP – Associação Brasileira de Psicoterapia; pesquisadora pelo CEF com o Centro de Estudos de Saúde Mental Itupeva; membro efetivo da EFTA – Associação Européia de Terapeutas de Família; membro titular da ABRATEF – Associação Brasileira de Terapeutas de Família e da APTF – Associação Paulista de Terapeutas de Família; representante pela ABRAP no FENPB; Fundadora e Diretora do CEF – Centro de Estudos da Família Itupeva/SP, escola associada a Relates- Rede Européia e Latino-americana de escolas sistêmicas.

Iraní Tomiatto de Oliveira
(CRP 06 /2336)
Psicóloga, especialista, Mestre e Doutora em Psicologia Clínica. Psicoterapeuta, atua especialmente com psicoterapia psicodinâmica e psicoterapia breve de crianças e adultos. Tem ampla experiência como coordenadora de cursos de graduação em Psicologia, professora e supervisora de estágio em graduação e pós-graduação, coordenação de serviços-escola de Psicologia. Diretora da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia nas gestões 2011-2013, 2013-2015 e 2017-2019. Membro titular da Câmara Técnica da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho do Conselho Nacional de Saúde de 2018 a 2020. Atuou na coordenação do processo de revisão das DCN para os cursos de Psicologia.

Mariana Borges Frizzera Paiva Lyrio
Advogada, Secretária da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal.

Programação

9h30 – 9h40 | Abertura

Ana Sandra Fernandes (CFP)

9h40 – 10h40 | Mesa 1 – Formação, qualificação e regulamentação

Iraní Tomiatto (ABEP) – Moderação
Angela Hiluey (ABRAP)
Fernanda Barcellos Serralta (CRP 07)

10h40 – 11h40 | Mesa 2 – Da consulta pública do CFP aos trâmites legislativos

Rodrigo Accioli (CFP)
Mariana Borges Frizzera Paiva Lyrio (Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal)

11h40 – 12h30 | Respostas aos questionamentos de profissionais da Psicologia

Serviço
Seminário Nacional sobre Psicoterapia: formação, qualificação e regulamentação
Data: 24 de abril
Horário: 9h30
Acompanhe pelas redes do CFP