Notícias

30/03/2021 - 16:41

Psicoterapia é tema de seminário nacional e consulta pública promovidos pelo CFP

As atividades acontecerão no mês de abril e visam a ampliar o diálogo junto à categoria e entidades da Psicologia sobre a temática

Psicoterapia é tema de seminário nacional e consulta pública promovidos pelo CFP

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) promoverá, no mês de abril, um seminário nacional sobre Psicoterapia. O intuito é viabilizar diálogos com a categoria e entidades da Psicologia da área para lançar uma consulta pública sobre a temática.

A realização do seminário nacional é uma deliberação da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf) realizada em dezembro de 2020. A atividade reunirá os Conselhos Regionais de Psicologia (CRP) e entidades ligadas ao tema, e será organizada pelo CFP.

Criado na Apaf de 2019, o Grupo de Trabalho (GT) Psicoterapia é composto pelo CFP, pela Associação Brasileira de Psicoterapia (ABRAP), a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e os Conselhos Regionais de Mato Grosso do Sul (CRP-14), Rio de Janeiro (CRP-05), Paraná (CRP-08), Amazonas/Roraima (CRP-20), Tocantins (CRP-23), Paraíba (CRP-13) e Rio Grande do Norte (CRP-17) e realizou, ao longo de 2020, reuniões virtuais para tratar das demandas apontadas pelo sistema, dentre elas, delinear a consulta pública nacional.

Atuação do Sistema Conselhos de Psicologia

A Psicoterapia tem sido debatida exaustivamente no âmbito do Sistema Conselhos de Psicologia – que agrega o CFP e todos os 24 Conselhos Regionais.

Junto com a Associação Brasileira de Psicoterapia (ABRAP) e a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), o CFP debateu, em 2018, sobre o desenvolvimento de critérios comuns que permitissem o reconhecimento de psicoterapeutas. Neste ano, a ABRAP apresentou o documento “Reconhecimento e qualificação do psicoterapeuta: condições para a formação especializada”, que foi compartilhado, à época, com todos os CRPs. Com base nessa proposta, o CFP também realizou, em dezembro do mesmo ano, o Diálogo Digital “Conversando sobre psicoterapia e a formação da(o) psicoterapeuta” – que contou com a participação da ABRAP e da ABEP.

Em 2019, durante o Seminário sobre Psicoterapia organizado e realizado pelo CFP, os diálogos realizados em 2018 foram ampliados, incluindo as questões já evidenciadas no Ano da Psicoterapia(2009) e que geraram a proposta de que os CRPs seguissem com a discussão do tema em seus respectivos plenários. Durante o 10º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), o tema retornou às deliberações do encontro, destacando, dentre outros aspectos, a importância de que o Sistema Conselhos continuasse as discussões sobre Psicoterapia por meio da manutenção do GT nacional e de GTs regionais para problematizar a formação, as práticas e as regulamentações necessárias nos âmbitos privado, público e na saúde suplementar.

O exercício da Psicoterapia, atualmente, é também objeto de proposta em tramitação no Senado Federal, cujo andamento da matéria é monitorado atentamente pelo CFP.