Na noite desta quinta-feira (3), o Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) organizou o lançamento do livro “Psicologia Escolar: que fazer é esse?”, em Brasília. Uma mesa-redonda debateu as questões suscitadas pela publicação e a conjuntura política atual envolvendo o tema da Educação.
O livro, lançado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) em agosto, tem como organizadoras a conselheira Meire Viana e a pesquisadora Rosângela Francischini, ambas da Comissão Nacional de Psicologia na Educação (PsinaEd/CFP). Dividido em três partes, a publicação aborda os seguintes temas: “Reflexões teóricas sobre a Psicologia na Educação”, “a Psicologia diante dos desafios da Educação inclusiva” e “compartilhando práticas em Psicologia Escolar”. Clique aqui para baixar a versão digital.
Francischini explica que a divisão do livro reflete a preocupação da Comissão com o tema da diversidade e pluralidade nas escolas. “A nossa sociedade, da forma como está constituída, acaba exigindo que as pessoas que não se ajustam à ordem estabelecida, tenham que lutar para ter seus direitos garantidos”, constatou a psicóloga. “A escola é um espaço por excelência do exercício desse diverso, do confronto de ideias. O papel do psicólogo também é favorecer esse exercício, com respeito, tolerância e diálogo, levando a um efetivo desenvolvimento e autonomia das pessoas”, concluiu.
Sistematização e formação
Durante o debate, a professora Maria Claudia Oliveira, também membro da PsinaEd/CFP, contou que a ideia do livro surgiu da necessidade de aplacar a falta de sistematização de experiências das (os) psicólogas (os) nas escolas e a divergência quanto aos paradigmas utilizados na área.
“Entendemos que nosso papel também era contribuir para a formação continuada desses profissionais e foi aí que a gente começou a se dedicar à construção do site do PsinaEd; a promover os debates online mensais, com especialistas de diferentes áreas; e à sistematização das nossas reflexões, que resultou neste livro”.
Vanuza Sales, presidente do CRP 01/DF e membro do PsinaEd/CFP, considera que o trabalho desenvolvido pela Comissão é um legado para essa área do conhecimento da Psicologia. Ela relembrou a importância do seminário “Psicologia Escolar: que fazer é esse?”, realizado em Campinas em agosto, como um momento de troca de experiências e informações sobre a situação da Psicologia Escolar em todo o país.
“Uma coisa que chamou atenção é que a gente não tem atuação do psicólogo no ensino médio. A proposta de reforma do ensino médio hoje é palco de disputa política e nós estamos com as escolas ocupadas, os estudantes conclamando os psicólogos pra fazer parte desse momento, inclusive chamando pra dar suporte aos estudantes”.
De acordo com Sales, uma das principais lutas travadas pela Comissão é a do reconhecimento legal da prática da (o) psicóloga (o) escolar, por meio da aprovação do Projeto de Lei 3.688/2000, que dispõe sobre a prestação de serviços de Psicologia e Serviço Social nas redes públicas de Educação Básica. “Nossa luta é para que tenha um psicólogo em cada escola pública desse país” concluiu.
Na ocasião, também foi apresentada a Comissão de Psicologia da Educação do regional, igualmente denominada PsinaEd.