Livros

Catálogo de Práticas em Psicologia Ambiental

Autor: Conselho Federal de Psicologia
Edição: 1ª Edição

É com imensa alegria que entregamos a psicólogas(os), estudantes e à sociedade em geral o Catálogo de Práticas em Psicologia Ambiental.

A publicação foi lançada em 14 de novembro, durante a programação do 6º Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão (CBP) – atividade que reuniu um público de quase sete mil participantes em São Paulo entre os dias 11 e 15 de novembro.

O Catálogo é constituído por quatro tipos de textos.

Iniciamos com dois textos de colegas da América Latina: o primeiro, da psicóloga ambiental Schelica Mozobancyk (da Universidade de Buenos Aires – Argentina) e o segundo de Alícia Rodriguez (da Universidad de la República – Uruguai). Ambas discorrem sobre uma provocação feita pelo GT de Psicologia Ambiental do CFP, “Psicologia Ambiental: desafios de um campo de conhecimento para a construção da prática profissional”.

As práticas selecionadas por meio de edital são apresentadas com uma breve descrição, informações sobre as(os) participantes, o desenvolvimento do trabalho e o cenário de sua efetivação. Estão distribuídas em seções sobre a experiência e o fazer próprio da área em diferentes contextos e processos.

Intercalam as práticas os textos escritos por cinco psicólogas ambientais brasileiras, uma de cada região do país: Ariane Kuhnen (Sul), Isolda Gunter (Centro Oeste), Maria Inês Higuchi (Norte), Marlise Bassani (Sudeste) e Zulmira Bonfim (Nordeste).

Finalizamos o conjunto do material com duas entrevistas. A primeira, realizada com o professor Enric Pol (Espanha) e, a segunda, com a professora Esther Wiesenfeld (Venezuela).

Por meio do Catálogo, o tema da atuação de uma Psicologia voltada para as problemáticas da relação pessoa-ambiente na atualidade é incorporado ao Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Desejamos que o material seja um instrumento mobilizador de psicólogas(os) e estudantes de Psicologia para o engajamento da profissão no enfrentamento das problemáticas socioambientais contemporâneas, que tanto causam desigualdades, sofrimento e adoecimento.

Boa leitura!