crepop

Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas (os) nos Programas e Serviços de IST/HIV/aids

Autor: Conselho Federal de Psicologia
Edição: Edição Revisada

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade a edição revisada da Referência Técnica para Atuação de Psicólogas(os) nos Programas de IST/HIV/aids, elaborada no âmbito do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas-CREPOP. A primeira edição, lançada em dezembro de 2008, foi atualizada considerando as mudanças ocorridas em nossa sociedade, em especial na significativa presença das(os) psicólogas(os) neste campo.

É relevante apontar que, enquanto política pública, o programa brasileiro de ISTs/HIV/aids tornou-se referência mundial, para o qual destacamos dois aspectos determinantes: 1) a existência de um sistema de saúde público universal e, 2) o diálogo com os movimentos sociais. A partir de tal exemplo reforçamos nossa defesa do SUS para todas e todos, universal, democrático e apoiado em bases científicas.
Mesmo após mais de trinta anos de política de prevenção e de atenção às pessoas vivendo com HIV este ainda é um tema envolto em preconceito, para o qual chamamos a atenção da categoria quanto ao que preconiza os princípios do Código de Ética:
1
[…]
II. O psicólogo trabalhará visando promover a
saúde e a qualidade de vida das pessoas e das
coletividades e contribuirá para a eliminação de
quaisquer formas de negligência, discriminação,
exploração, violência, crueldade e opressão.
[…]

O XVIII Plenário do CFP agradece à todas e a todos os envolvidos na elaboração deste documento, em especial as(aos) especialistas membros a comissão ad-hoc responsáveis pela redação. Desejamos que esse documento seja um importante instrumento de orientação e qualificação da prática profissional e de reafirmação do compromisso ético-político da Psicologia. Que possa auxiliar profissionais e estudantes no trabalho nos Programas e Serviços de IST/HIV/aids construindo práticas de proteção integral e promoção de Direitos Humanos.