Relatórios e cartilhas

Drogas e Cidadania: em debate

Edição: 1

O cenário nacional a partir do lançamento do plano crack, apontando os holofotes da mídia para a violência, tem provocado horror entre a população que assustada é empurrada a apoiar ações higienistas em nossas cidades, sem perceber que faz parte da mesma realidade. Estamos falando do modo de vida e sofrimento de nossos filhos, vizinhos e amigos.

Incomodados com esta situação de desrespeito aos direitos do cidadão que faz uso de álcool e/ou de outras drogas, o Conselho Federal de Psicologia vem se manifestando publicamente por uma política pública intersetorial de cuidados em liberdade onde o cidadão participa da construção de um projeto de vida significativo e respeitoso, que promova autonomia, qualidade de vida, assim como a cidadania.
Observamos que não fazemos solo nesta posição e que diversas entidades, pesquisadores, pensadores, trabalhadores de diversas formações e pessoas interessadas no tema tem manifestado em consonância com esses princípios.
Para contribuir com o amplo debate social, o Sistema Conselhos de Psicologia, vem produzindo uma série de publicações, discussões e ações articuladas com outros seguimentos parceiros. Bem como, realizou a IV Inspeção Nacional de Direitos Humanos: locais de internação para usuários de drogas, cujo relatório vem produzindo amparo aos diversos enfrentamentos realizados.

Assim, repudiamos ações massificadoras que visam tirar compulsoriamente da rua as pessoas que incomodam visualmente a sociedade, seja pelas várias situações de miserabilidade, seja pela violência representada. A busca de ressignificação na vida desses usuários, depende muito menos de medicação e/ou internação do que
de vínculos significativos, escuta cuidadosa e respeito ao seu modo de vida que possibilite o resgate do seu papel autorregulador.

“Drogas e cidadania: em debate” traz textos de parceiros primorosos que cederam seus trabalhos no intuito de somar ideias, reflexões, experiências, lutas e contribuir para o debate e ampliação da democracia nas relações. Chamam atenção, para a questão das drogas na sociedade do ponto de vista dos direitos humanos e cidadania. A cada um deles 6 nosso profundo respeito, consideração e agradecimentos pela  parceria ora realizada. “Na publicação, os seguintes textos: “ANORMAIS DO DESEJO:  OS NOVOS NÃO HUMANOS? OS SINAIS QUE VÊM DA VIDA COTIDIANA E DA RUA”, “A PRODUÇÃO SOCIAL DO USUÁRIO DE CRACK: DESCONSTRUINDO O  MONSTRO”, “DESMISTIFICAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE EPIDEMIA DE ÁLCOOL E  OUTRAS DROGAS E MEDIDAS HIGIENISTAS”, “A EFICÁCIA INVERTIDA DA  INTERNAÇÃO INVOLUNTÁRIA”, “ELIMINAÇÃO VERSUS REDUÇÃO”, “POLÍTICA DE  ATENÇÃO E PREVENÇÃO ÀS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE USO ABUSIVO DE ALCOOL E OUTRAS DROGAS NO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP”

Este caderno faz parte de um conjunto de instrumentos de apoio ao debate, que inclui uma série de vídeos, estórias em quadrinho e o site http://drogasecidadania.cfp.org.br/. Desejamos que este conjunto possa subsidiar os colegas psicólogos em seu trabalho cotidiano e no debate específico sobre drogas. O material está disponível também para todos os interessados e estudiosos do tema.