Relatórios e cartilhas

Manual Avaliação Psicológica para Manuseio de Arma de Fogo

Autor: Conselho Federal de Psicologia (CFP) e Polícia Federal (PF)

O documento, fruto de colaboração entre o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Polícia Federal (PF), apresenta um conjunto de orientações sobre o tema em conformidade com a Resolução CFP nº 01/2022 e a Instrução Normativa nº 78, de 10 de fevereiro de 2014, da Polícia Federal.

A avaliação psicológica para manuseio de arma de fogo tem como objetivo subsidiar decisões acerca de características psicológicas do indivíduo, em comparação a um perfil estabelecido. Neste contexto, a avaliação psicológica é um fator primordial para evitar que pessoas que não reúnem as características psíquicas e cognitivas necessárias tenham acesso à arma de fogo, um instrumento potencialmente letal à vida humana.

Estruturado a partir de cinco eixos em formato de perguntas e respostas, o manual apresenta questões que dialogam sobre noções gerais da avaliação psicológica para manuseio desse tipo de armamento, características psicológicas avaliadas, procedimentos, impedimentos e validade do conteúdo do documento psicológico que resulta da avaliação.

No material, estão disponíveis desde os documentos norteadores até modalidades de instrumentos, passando pelas terminologias utilizadas, as funções executivas, a avaliação de juízo crítico e os prazos – entre outras questões.