Sabemos da dificuldade do momento que estamos vivenciando e adaptar estratégias de ensino sem renunciar aos nossos princípios, sem fortalecer os processos de precarização do trabalho docente e da formação superior, não é tarefa fácil. Por essa razão, foi fundamental promover a escuta ativa dos problemas, dúvidas, propostas que foram surgindo ao longo desses 5 meses, e de forma contundente a partir da publicação da Portaria 544/2020 MEC, que autoriza a realização de práticas, estágios e laboratórios por meio remoto.O presente documento é resultado desse processo de discussão, da análise dos relatórios produzidos a partir dos Seminários Regionais de Formação em Psicologia em tempos de pandemia, bem como das considerações enviadas pelas entidades científicas que compõem o FENPB – Fórum das Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira. Nele vocês encontrarão um histórico das regulamentações e atividades desenvolvidas pelo CFP e ABEP, descrições sobre os contextos de atuação, processos de trabalho e níveis de práticas envolvidas na formação em Psicologia, como base para a sugestão de um conjunto de atividades formativas de caráter prático possíveis na situação de educação remota emergencial.
Gostaríamos de agradecer a todas e todos que participaram desse trabalho, discutindo, problematizando, propondo soluções e aprofundando ideias. De modo especial, agradecemos aos Conselhos Regionais de Psicologia e aos Núcleos da ABEP, que prontamente se dispuseram a organizar as atividades em seus Estados e o fizeram com competência e compromisso. Agradecemos o apoio indispensável do corpo técnico do CFP. O trabalho de suporte, organização das atividades, logística e orientação sobre aspectos legais e técnicos foi fundamental para a execução e cumprimento de nossos compromissos.
O Conselho Federal de Psicologia e a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia colocam-se, lado a lado com docentes, coordenadoras/es de curso e estudantes, buscando contribuir para decisões que consigam conciliar o necessário compromisso com a qualidade da formação e as restrições postas por esse momento de pandemia. Esperamos continuar juntos na luta por uma formação científica, técnica e ética de qualidade para os futuros profissionais da Psicologia.