crepop

Referências Técnicas para atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas de Esporte

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade o documento Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas de Esporte, elaborado no âmbito do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP). O documento apresenta as possibilidades de atuação da
categoria no âmbito da Psicologia Social do Esporte.

Este documento enfatiza a dimensão social do esporte, ao provocar a categoria a refletir sobre práticas desportivas para além do alto rendimento e grandes eventos esportivos. Busca, então, potencializar os jogos e atividades recreativas como instrumentos importantes de trabalho da Psicologia, o que possibilita a construção de vínculos, trabalhos em grupo, apropriação do território… dentre outros sentidos.

A profissão, cada vez mais, é convocada a atuar no campo esportivo, o que demanda do Sistema Conselhos de Psicologia orientações para a atuação. Essa Referência Técnica surge como uma resposta efetiva à categoria e que pretende demarcar ainda mais o
campo da Psicologia do Esporte no Brasil. No entanto, o texto reflete que a política pública de esporte não é vista como prioridade, o que dificulta a presença da profissão neste campo de atuação.

O XVII Plenário do CFP agradece a todas e a todos os envolvidos na elaboração deste documento, em especial aos membros da comissão ad-hoc, responsáveis pela redação. Desejamos que esta publicação seja um instrumento de orientação e qualificação da prática profissional e de reafirmação do compromisso ético-político da Psicologia e que possa auxiliar profissionais e estudantes na aproximação com o campo da Psicologia Social do Esporte, pensando essa área em uma perspectiva ampliada e crítica.

XVII Plenário
Conselho Federal de Psicologia