Relatórios e cartilhas

Relatório do Ano temático da Avaliação Psicológica 2011/2012

Edição: 1

Com muita satisfação, apresenta-se o Relatório do Ano Temático da Avaliação Psicológica cujo tema foi definido na Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças – APAF do Sistema Conselhos de Psicologia ocorrida em dezembro de 2010.
O Grupo de Trabalho responsável pela organização geral das atividades foi composto
pelos CRPs 01, 02, 05, 06, 08, 09 e 13, além do Conselho Federal de Psicologia.
O objetivo definido para este Ano Temático foi o de ampliar as reflexões, com a
categoria, sobre a avaliação psicológica com vistas a conquistar a médio e longo prazo a qualificação da prática profissional, mais especialmente no que concerne à interface com os aspectos éticos, técnicos e o respeito aos Direitos Humanos. As discussões ocorreram em três eixos, a saber:

1. Qualificação
1.1. Critérios de reconhecimento e validação a partir dos direitos humanos;
1.2. Avaliação como processo;
1.3. Manuais especificando seus contextos de aplicação e âmbito de ação.
2. Relações institucionais
3. Relações com o contexto de formação.

Como forma de subsídio para os debates, organizou-se um livro com 22 textos
geradores, o qual foi disponibilizado em formato impresso e pela internet na página do
CFP. Houve mobilizações em todas as regiões do País. Foram realizados aproximadamente 120 eventos regionais que contaram com a presença de 5.400 psicólogas e psicólogos e estudantes de Psicologia.
Adicionalmente, como ação complementar, com o intuito de estimular a elaboração
de produções escritas por parte de psicólogas e psicólogas, instituiu-se o Prêmio Profissional, na categoria individual ou equipe, cuja temática era Avaliação Psicológica e Direitos Humanos.
O Seminário Nacional do Ano Temático aconteceu em Brasília nos dias 23 e 24
de março de 2012. Nesse evento, os materiais produzidos nos Conselhos Regionais
foram debatidos por conselheiros e representantes dos CRPs e do CFP; representantes das associações científicas da avaliação psicológica brasileira; representante da Comissão Nacional dos Direitos Humanos e do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira, bem como pelos membros da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do CFP. O evento teve transmissão online, de modo que foi possível computar 1300 pontos conectados no dia 23 de março e 1200 pontos no dia 24 de março.
Como atividade complementar, no dia 1° de dezembro de 2011, apresentou-se o
debate online “Psicologia do Trânsito e Avaliação Psicológica de Motoristas” que contou com mais de 2000 pontos conectados. Na ocasião, foram discutidas as diversas formas de avaliação, seus alcances e possibilidades. O objetivo foi oferecer a oportunidade de atualização e qualificação de profissionais que trabalham na área. Entre os temas discutidos no debate, estavam “Mobilidade Humana, Violência e Avaliação no Trânsito”.
Assim, acredita-se que a tarefa foi cumprida. O que se apresenta agora é o registro
das discussões ocorridas e das proposições que devem ser entendidas como os próximos desafios referentes à construção da avaliação psicológica brasileira. Além disso, estão registradas as falas dos membros da mesa de abertura. A todas e a todos, boa leitura!