Notícias

04/07/2018 - 14:06

Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas no Centro-Oeste

Profissionais e estudantes de Psicologia poderão participar de debates e palestras sobre a Psicologia na defesa das políticas públicas

Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas no Centro-Oeste

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) promove, dia 13 de julho, em Campo Grande (MS), o IX Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas: a construção do trabalho junto com os povos indígenas e quilombolas no Centro Oeste. O evento será realizado no auditório V da Universidade Anhanguera (Uniderp), em Campo Grande/MS. A atividade será transmitida ao vivo pelo site www.cfp.org.br.

Para receber notificações sobre a transmissão ao evento ao vivo, confirme presença no Facebook https://www.facebook.com/events/282990708909890/

O objetivo do encontro é discutir os impactos da conjuntura política nas políticas públicas e como esta afeta o exercício profissional de profissionais da Psicologia. O evento também propõe discutir a conjuntura regional e produzir mobilizações e ações em favor das políticas públicas.

O seminário é realização conjunta entre o CFP e os seguintes Conselhos Regionais de Psicologia CRP-DF (CRP-1), CRP-GO (CRP-9), CRP-MS (CRP-14) e CRP-MT (CRP-18). A organização é do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop).

As inscrições do seminário regional pode ser feitas no site do CRP-14.

Confira a programação

13 de julho (sexta-feira)

8h – Credenciamento

8h30 – Apresentação cultural

9h – Abertura – Conselho Federal de Psicologia, CRP-DF, CRP-GO, CRP-MS e CRP-MT

9h30h – Palestra: Conjuntura política nacional e implicações para atuação da Psicologia em políticas públicas

Graça Marchina – psicóloga, doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia Social da PUC/SP; atua nos temas Psicologia sociohistórica, materialismo dialético, desigualdade social e políticas públicas

Mediadora: conselheira Beatriz Xavier (CRP/MS)

10h30 – Debate

11h30h – Almoço

13h30h – Mesa-redonda: Desafios e perspectivas da Psicologia junto aos povos indígenas na região Centro-Oeste

Expositores:

Fabiane Vick – Psicóloga formada pelo Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), mestre em Psicologia com ênfase em aspectos psicossociais pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Responsável técnica de Saúde Mental do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde (MS)

Thiago Aiamari Kavopi – Indígena da etnia Kura Bakairi, psicólogo formado pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Trabalha no Distrito Sanitário de Rondonópolis (MT)

Mediadora: conselheira Morgana Moreira Moura (CRP-MT)

15h – Debate

15h30h – Intervalo

15h45h – Mesa-redonda: Atuação da Psicologia com os povos quilombolas: enfrentamento ao racismo

Expositoras:

Marcia Maria da Silva/DF – Psicóloga, coordenadora da Articulação Nacional de Psicólogas e Psicológos Negras e Negros e Pesquisadoras e Pesquisadores (Anpsinep) da Região Centro-Oeste e integrante da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Distrito Federal e entorno.

Mônica Sousa Santos/GO – Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Especialista em Psicologia Jurídica, atua na Superintendência Executiva da Mulher e Igualdade Racial.

Andrea Esmeraldo – Conselheira do CFP e representante da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (Conpas)