Notícias

11/05/2022 - 11:45

Recife recebe Mostra SUAS sobre o fazer da Psicologia no contexto da pandemia, a partir de sexta-feira

Lançamento de "Cartilha de Orientação para a atuação de Psicólogas(os) na Política de Assistência Social” e participação e equidade no controle social estão entre os destaques da programação.

Recife recebe Mostra SUAS sobre o fazer da Psicologia no contexto da pandemia, a partir de sexta-feira

O desafio do cuidado das populações no contexto da pandemia da Covid-19 é o tema central da programação da etapa da Região Nordeste da II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que acontece em Recife (PE), na próxima sexta-feira (13) e sábado (14). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até quarta-feira (11), no site da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social do Conselho Federal de Psicologia (CONPAS/CFP).

A conselheira do CFP, Neuza Guareschi, que coordena a Conpas/CFP, participa da abertura da Mostra na sexta-feira (13). Neuza explica que a programação vem sendo organizada desde 2021, em articulação com os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) e integrantes da Conpas das regiões, que debateram os eixos temáticos propostos pela 12ª Conferência Nacional de Assistência Social. 

“A Mostra nas regiões procura discutir as temáticas que foram propostas pela Conferência, mas não apenas essas temáticas, como também os temas discutidos pelos participantes das Mostras”.    

No sábado (14), além da apresentação de trabalhos, a mostra terá a atividade do Fórum dos Trabalhadores: “Compromisso Social: a importância da organização social das(os) psicólogas(os) na construção e defesa do SUAS, em conjunto com o movimento de trabalhadores do SUAS e usuários”.  No mesmo dia, haverá a roda de conversa “O cuidado do usuário de crack e outras drogas na perspectiva da Política da Assistência Social” – Programa Atitude.

Também no sábado acontece a mesa temática “Participação e equidade no controle social: a garantia dos direitos sociais na diversidade dos territórios” e o lançamento da Cartilha de Orientação para a atuação de Psicólogas(os) na Política de Assistência Social. A mesa de encerramento será sobre “O cuidado das crianças e adolescentes no contexto da pandemia”.

A Mostra é organizada pela CONPAS/CFP e tem o objetivo de abrir um espaço para reflexão e compartilhamento de experiências e práticas da Psicologia na Política Pública de Assistência Social, no contexto emergencial imposto pela pandemia da Covid-19.   

Confira  a programação

13/05/2022 (sexta-feira)
18h – Mesa de Abertura
Participantes: Neuza Guareschi (CONPAS/CFP); Larissa Farias (Representante da CONPAS na Região Nordeste); Representante UNIFBV; Andrea Esmeraldo (CRP-11); Daiana Alves (CRP-19); Monaliza Cirino (CRP-03); Nádia Cordeiro (CRP-13); Marcos Mucarbel Junior (CRP-02); Péricles Macedo (CRP-22);  Kelia Alice Rocha (CRP-21); e Jailton José dos Santos (MPRS)

18h45 – “Psicologia no SUAS e o desafio do cuidado das populações no contexto da Pandemia”
Convidada: Rozana Fonseca. Mediação: Wanderson
Obs: Exposição do CREPOP (13 e 14/05)

14/05/2022 (sábado)
8h30 às 11h30 – Apresentação de Trabalhos

10h às 12h30 – Fórum dos Trabalhadores: “Compromisso Social: a importância da organização social das(os) psicólogas(os) na construção e defesa do SUAS, em conjunto com o movimento de trabalhadores do SUAS e usuários.
Convidadas(os): Clodoaldo Marques Gomes
Mediação: Larissa de Melo Farias

12h30 às 14h00 – Almoço

14h às 15h30 – Apresentação de trabalhos

14h às 15h30 – Roda de Conversa – ”O cuidado do usuário de crack e outras drogas na perspectiva da Política da Assistência Social” – Programa Atitude
(Obs.: ocorrerá concomitante à apresentação de trabalhos do período da tarde).
Convidadas(os): Larissa de Melo Farias
Mediação: Péricles Macedo

15h30 às 16h30 – Mesa temática “Participação e equidade no controle social: a garantia dos direitos sociais na diversidade dos territórios”.
Andrea Esmeraldo, Monaliza Cirino de Oliveira e Jailton José dos Santos
Mediação: Andrea Esmeraldo

16h45 às 17h45 – Lançamento da Cartilha de Orientação para a atuação de Psicólogos na Política de Assistência Social.
Convidadas(os): Kelia Alice Rocha
Mediação: Péricles Macedo

18h – Mesa de encerramento – “O cuidado das crianças e adolescentes no contexto da pandemia”.
Convidadas(os): Valber Santos e Daiana Alves

Serviço
Etapa Nordeste – II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS
Datas: 13 e 14 de maio
Horários: 13/05, 18h (abertura); 14/5, 8h30.
Local: Centro Universitário UniFBV, Rua. Jean Emile Favre, 422 – Imbiribeira, Recife – PE. 

Saiba mais
Nordeste receberá II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS
Vem aí a II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS