Notícias

02/09/2021 - 18:40

Região Sul recebe na próxima quinta-feira (9) webinário preparatório para II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS

Evento organizado pela Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social do CFP será transmitido ao vivo pelas redes da autarquia

Região Sul recebe na próxima quinta-feira (9) webinário preparatório para II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS

Na próxima quinta-feira (9), às 15h, a região Sul do país receberá o webinário “Gestão democrática e a construção de orçamentos com participação: o que a Psicologia tem a ver com isso?”. O evento do Conselho Federal de Psicologia (CFP) é organizado pela Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social do CFP (CONPAS/CFP) em preparação para a II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que deve ocorrer em 2022, a depender das condições sanitárias.

O objetivo do webinário é viabilizar diálogos preparatórios para os eixos da 12ª Conferência Nacional de Assistência Social e para o fazer da Psicologia no Sistema Único da Assistência Social, sobretudo no contexto da pandemia. Segundo a conselheira do CFP e coordenadora da CONPAS, Neuza Guareschi, a Política Nacional da Assistência Social tem se tornado um campo muito importante de atuação profissional da Psicologia, principalmente nesse contexto de pandemia, em que a desigualdade social tem se acentuado.

O webinário será transmitido on-line, pelo canal do Youtube do CFP, Facebook e Twitter, com acesso nacional a toda a categoria e conta com a participação de especialistas na área.

A realização é uma proposta da CONPAS/CFP, em articulação com os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) integrantes das respectivas regiões do país onde ocorrerão as próximas etapas.

Confira o currículo das(os) convidadas(os) do webinário da Região Sul

Ronaldo Alves dos Santos (CRP 08/17591)

Doutorando e Mestre em Psicologia e Sociedade pela UNESP. Especialista em Filosofia Política e do Direito, pela UNIOESTE. Graduado em Psicologia pela PUCPR. É docente do Curso de Psicologia da PUCPR. Foi conselheiro estadual e municipal da Assistência Social. Atuou no CREAS, no Serviço de Acolhimento Familiar e na Vigilância Socioassistencial no Município de Cascavel-PR.

André Yosan

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em gestão pública pela Escola Nacional de Administração Pública. Foi professor da Universidade Federal do Mato Grosso, agente administrativo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, assessor de projetos do Conselho Federal de Psicologia, secretário-executivo do Fórum Nacional de Trabalhadores do SUAS, coordenador-geral da gestão descentralizada e participação social do SUAS, secretário-técnico da Comissão Intergestores Tripartite, membro do Núcleo Nacional de Educação Permanente do SUAS, assessor do Fundo Nacional de Assistência Social, co-fundador do Grupo de Técnicos dos Fundos de Assistência Social e palestrante em Conferências de Assistência Social. Atualmente trabalha como analista de políticas sociais na secretaria-executiva da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, no Ministério da Cidadania.

Márcia Lopes

Assistente Social, possui Especialização na área da Infância e Adolescência pela PUC/SP e Mestrado em Serviço Social pela PUC/SP. Foi Docente do Curso de Serviço Social da UEL por mais de 30 anos, onde se aposentou. Ministra Cursos de Pós- Graduação Latu Sensu, nas áreas de Administração Pública, Gestão de Políticas Sociais e Políticas Setoriais. Foi Secretária Municipal de Assistência Social de Londrina, de 1993 a 1996 e Conselheira de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente nos três níveis de gestão. Foi Vereadora em Londrina de 2000 a 2004. Foi Secretária Nacional de Assistência Social do MDS em 2004 e Secretária Executiva do MDS, de 2005 à 2007. Presidiu a Rede de Pobreza e Proteção Social dos países da América Latina e Caribe, pelo BID, em 2007. Foi Ministra de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome em 2010. Coordenou o Grupo de Trabalho do FOME ZERO, por 5 anos, envolvendo 13 Ministérios. Integra a coordenação da Frente Nacional em Defesa do SUAS e da Seguridade Social e o Comitê Técnico da Assistência Social do Consórcio Nordeste.

Próximas etapas

Região Sudeste: 13/09/2021, às 15h 

Tema: “Emergências e desastres: práticas da psicologia no SUAS frente ao cenário pandêmico e à ausência de planos de contingência”

Região Centro-Oeste: 30/09/2021, às 15h 

Tema: “Vigilância Socioassistencial e Proteção Social: infância e juventude como prioridade absoluta”

Região Nordeste: 05/10/2021, às 15h 

Tema: “Gestão dos direitos socioassistenciais visando a resolutividade das demandas e a emancipação social dos usuários”

Região Norte: 07/10/2021, às 15h

Tema: “Participação e equidade no controle social: a garantia dos direitos sociais na diversidade dos territórios”.